Evento foi realizado no Ginásio Poliesportivo da Unisanta no final de novembro

A solenidade de Entrega de Graduação do Projeto Capoeira para Todos, coordenado pelo professor e mestre Marcio Rodrigues, da Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp) da Unisanta, envolveu cerca de 200 alunos e um grande público que compareceu ao Ginásio Poliesportivo da Unisanta, no final de novembro.

Entre os envolvidos, estavam crianças e jovens em estado de vulnerabilidade social e pessoas com deficiências, atendidas na Extensão Comunitária Unisanta Capoeira Para Todos, que tem o mestre Marcio Rodrigues também como coordenador. Prestigiaram o evento grandes mestres do esporte do Brasil e do exterior.

As graduações seguem as normas da Federação Internacional de Capoeira. São as cores da bandeira do Brasil. As crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental recebem graduação cinza com as cores da bandeira para diferenciar dos jovens e adultos. As pessoas com deficiência recebem uma graduação adaptada, de cor prata, juntamente com as cores do Brasil.

“Eles passam por uma avaliação durante o semestre, baseada na frequência de aulas e no exame de graduação, com questões sobre a história da capoeira, a nomenclatura e a prática de alguns golpes e a prática dos instrumentos musicais com canto. Além disso, no caso das crianças, é analisado o desempenho escolar e a boa postura em casa”, explicou o mestre Rodrigues.