A primeira etapa da maior e mais importante competição em águas abertas do Brasil, a II Travessia Renata Câmara Agondi, agita a Praia do Boqueirão, em Santos, neste sábado (23/09), a partir das 10 horas. A competição, a ser disputada na distância de 1,5 Km, envolve 797 nadadores, do petiz I a master 75+.

A largada será dada defronte à Rua da Paz, enquanto a chegada ocorre em frente à Rua Oswaldo Cruz. A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença Eventos e arbitragem e supervisão técnica da Federação Aquática Paulista.

Às 10 horas, largam os integrantes da elite masculina. Depois, pela ordem, caem na água a elite feminina e os atletas das categorias petiz e infantil. Grandes nomes da natação brasileira têm presença confirmada. Entre eles, o melhor nadador de Águas abertas do País, Luiz Lima, e Monick Avelino Perez, única mulher a participar da quarta e última etapa da I Travessia Renata Agondi. Na Manhã desta sexta-feira (22/09), ela venceu a prova de Águas abertas dos 70º. Jogos Abertos do Interior, disputada na Represa Bilings, no ABC.

Mais de 150 pessoas integram o staff, responsável pela estrutura organizacional, apoio aos atletas, segurança e atendimento médico e fisioterápico.

A II Travessia Renata Câmara Agondi, que reverencia um dos maiores nomes da natação brasileira, Renata Agondi, destaque nacional e internacional do esporte nos anos 80, faz parte do programa de provas dos campeonatos estadual e nacional de águas abertas além de abrir, em sua terceira etapa, o Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas da Federação Internacional de Natação (FINA), com a participação dos melhores atletas do planeta.

PREMIAÇÃO – Além do Troféu de posse transitória Renata Câmara Agondi, estarão em disputa troféus especialmente produzidos para os clubes e academias classificados de primeiro a terceiro lugar no geral, primeiro a terceiro no masculino e primeiro a terceiro no feminino.

Serão ainda entregues troféus aos cinco melhores atletas das elites masculina e feminina (geral). Por categorias de idade, serão entregues medalhas aos três melhores, tanto no feminino como no masculino. Os nadadores que completarem o percurso recebem ainda medalhas finish.

SEGURANÇA – O esquema de segurança inclui 20 caiaques, barcos infláveis, catraias, ambulância UTI Móvel, atendimento emergencial e de assistência por parte de médicos, socorristas, bombeiros, professores e alunos da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Além disso, o Hospital Beneficência Portuguesa estará à disposição em caso de uma necessidade maior.

Embarcações da Marinha e Corpo de Bombeiros também estarão em ação, garantindo a segurança de todos, sendo que toda a raia será demarcada por bóias fixas de grande visibilidade.

Em terra, os atletas terão à sua disposição uma barraca para informações e guarda volumes, bem como uma barraca de recuperação para atendimento médico de urgência e assistência fisioterápica, bem como frutas, barras de cereal e bebida isotônica.

TRÊS ETAPAS – Em sua segunda edição, a Travessia Renata Agondi terá três etapas, sendo que a terceira e última, marcada para 26 de janeiro de 2007, abrirá o circuito mundial de águas abertas, envolvendo, entre outros, os 20 melhores nadadores do mundo.

A segunda etapa, válida para os campeonatos paulista e brasileiro, além de servir de seletiva para a primeira etapa do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas da FINA, está marcada para o dia 7 de outubro de 2006, às 9 horas, com largada defronte à Rua da Paz, e chegada em frente à Rua Oswaldo Cruz, junto ao Posto 5 em Santos, nas distâncias de 1, 3 e 10 KM.

Já a terceira etapa, válida para o Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas da FINA, com premiação de US$ 20 mil, será realizada no dia da Cidade de Santos, em 26 de janeiro de 2007, a partir das 9 horas, novamente com largada em frente à Rua da Paz, e chegada defronte à Rua Oswaldo Cruz, junto ao Posto 5 em Santos.

A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Santa Cecília TV, Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I — Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros, 2º Batalhão de Infantaria Leve, BEM, Gatorade, Hershey´s, Beneficência Portuguesa, Hotel Avenida Palace e Banco Itaú . A organização é da Presença Eventos, Supervisão Técnica e Arbitragem são da Federação Aquática Paulista.