Ao mesmo tempo em que define como essencial o preparo psicológico para o sucesso do atleta no Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi, maior competição em águas abertas realizada no Brasil, o professor João Carlos de Barros, psicólogo da seleção brasileira de natação, titular da cadeira de natação da Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp), da UNISANTA e doutorando em Psicologia, acredita que a segunda etapa do projeto, marcada para domingo (30), a partir das 9h30, registrará um equilibro de forças entre os especialistas em maratonas aquáticas e os nadadores fundistas em provas de piscina.
O Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi é uma realização Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença. Arbitragem e supervisão técnica estão a cargo da Federação Aquática Paulista. O árbitro geral é Igor de Souza, da Federação Internacional de Natação (FINA).
“A amplitude do ambiente é um fator capaz de complicar o desempenho de nadadores não habituados às disputas no mar, o que em tese implicaria em vantagem para os maratonistas, mas acredito que para uma prova na distância de 6,5 quilômetros como essa, os fundistas, tão acostumados a treinamentos diários de até 8 mil metros em piscina não terão maiores dificuldades. Eles só deverão tomara algumas precauções para que fatores psicológicos não afetem seu rendimento”, destaca Barros.
A prova deste domingo (30), reunirá 110 atletas, entre especialistas em maratonas aquáticas, como gaúcho Guilherme Bier, líder do ranking brasileiro, e a russa Natalya Yakovleva, vice-líder do ranking nacional, e especialistas em provas de fundo e meio fundo em piscina, como Luiz Lima, Rafael Gonçalves, Juan Pereyra, Thiago Tognozzi, Ricardo Kojima, Monique Ferreira, Monick Avelino Perez, Bárbara Jatobá, Fernanda Reis Marinho e Ana Carolina Juvenal, os melhores colocados da primeira etapa, todos da equipe principal da UNISANTA.
No total, serão 38 mulheres e mais 76 homens. Esses atletas representarão 25 entidades, entre clubes, academias, instituições de ensino e unidades militares, de Santos, Capital, ABC, Interior, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A largada será do Ilha Porchat Clube, em São Vicente, e a chegada defronte ao Aquário Municipal de Santos, na Ponta da Praia, em uma distância aproximada de 6,5 quilômetros.

PRECAUÇÕES – O psicólogo da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), garante que a ansiedade pode provocar uma sensível queda de rendimento. Para minimizar os efeitos disso, ele recomenda que o atleta tome algumas precauções que atuarão diretamente no seu psicológico. “O mais importante é que ele estabeleça pontos de referência entre a largada e a chegada, pois a desorientação no mar desestabilizará seu ritmo de nado, impedindo que ele consiga desenvolver todo o seu potencial. Um ritmo sem oscilações é fator preponderante em provas do gênero”.
Ele diz ainda que, na noite anterior, para que o atleta tenha boas horas de sono, evite comidas pesadas, gordurosas ou ácidas, que, somadas à tensão emocional, poderão provocar desarranjos gástricos. “Da mesma forma, é importante uma boa hidratação”.
Controlada a ansiedade, estabelecidos pontos de referência, feita a hidratação e seguindo-se as orientações quanto à alimentação, o nadador só terá que se preocupar em seguir sua estratégia de competição, lembrando apenas que é importante não perder de vista aqueles que costumam nadar frente do pelotão desde o princípio. O distanciamento em relação aos líderes poderá potencializar os fatores de ansiedade e comprometer o desempenho.

DEMAIS ETAPAS – Da terceira etapa, a ser realizada no dia 4 de dezembro, na distância de 15 a 20 quilômetros, ainda na Baía de Santos, tomarão parte apenas os 32 melhores desta segunda etapa. Da quarta e última, apenas de oito atletas, no máximo, extraídos da terceira etapa, terão o privilégio de competir na distância de 30 a 42 quilômetros, compreendidos entre a Laje de Santos e a Baía de Santos. Isso no dia 26 de janeiro de 2006, aniversário da Cidade de Santos.
Criado com a finalidade de homenagear uma das mais notáveis nadadoras de águas abertas do mundo, Renata Agondi, o Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi é uma realização Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença e apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Estado da Juventude e Esportes), Prefeitura Municipal de Santos (Semes e CET), Capitania dos Portos de São Paulo, 17o. Grupamento de Bombeiros, Parque Marinho Laje de Santos, Engeplus, Bandeirante Emergências Médica (BEM). Energil Bebidas Energéticas, Ilha Porchat Clube, Power e Estrada Transportes. O Hotel Avenida é o hotel credenciado pela Comissão Organizadora para hospedar os atletas vindos de outras cidades e estados.