Na  próxima segunda-feira (4/12), às 11 horas, a medalhista olímpica e nadadora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Poliana Okimoto, vai se despedir do esporte profissional, após 32 anos de carreira, no auge de sua capacidade técnica.

Além de conquistar a primeira medalha olímpica feminina em desportos aquáticos (Rio de Janeiro 2016) e ser a primeira nadadora brasileira a ganhar uma medalha em Campeonatos Mundiais (Nápoles 2006), Poliana tem uma carreira repleta de títulos pioneiros, nacionais e internacionais.

Nos Jogos Pan-Americanos de 2007, ganhou a primeira medalha do Brasil na competição. Em 2009, Poliana ganhou nove das 11 provas disputadas nas etapas da Copa do Mundo da FINA.  Sendo recorde em número de vitórias no mesmo ano e a primeira brasileira a vencer a competição. No mesmo Mundial, em Barcelona (2013), foi a primeira e única brasileira a ser campeã Mundial na prova olímpica dos 10km e também foi prata nos 5km e bronze nos 5km por equipe. E finalmente, em 2009 e 2013, Poliana foi eleita pela FINA como a Melhor Nadadora de Águas Abertas do Mundo.

Ainda neste ano, o nome de Poliana Okimoto passou a integrar o Hall da Fama das Maratonas Aquáticas, um reconhecimento mundial da International Marathon Swimming Hall of Fame (IMSHOF). Poliana é a primeira nadadora brasileira a ser incluída no grupo seleto de notáveis atletas de várias partes do mundo.

Serviço
Dia: 4/12 (segunda-feira)
Horário: 11 horas
Local: Consistório da Unisanta – Rua Oswaldo Cruz, 277 – Boqueirão – Santos.