DSC_4033A atleta disputa a última etapa da competição na noite desta sexta-feira (14)

A nadadora Poliana Okimoto, atleta da Universidade Santa Cecília (Unisanta), disputará nesta sexta-feira (14) a última etapa da Copa do Mundo FINA de Maratonas Aquáticas (10km), realizada em Hong Kong, e pode conquistar o título pela segunda vez na carreira. A medalhista olímpica de bronze, que já venceu o torneio em 2009, está na segunda colocação do ranking, com 58 pontos, atrás apenas da italiana Rachele Bruni, que tem 66 pontos.

Após a etapa realizada em Chun’na (China), no último fim de semana, Poliana precisa de uma complexa combinação de resultados para conquistar o título da temporada 2016 em Hong Kong e assim repetir seu feito de 2009, quando ganhou seu primeiro e único título na Copa do Mundo. Para ser campeã desse ano, Poliana tem que chegar entre as cinco primeiras e manter pelo menos quatro atletas entre ela e Rachele Bruni (ITA).

Se Rachele chegar apenas três atletas atrás, as duas empatam e dividem o título e a premiação final. Com apenas uma ou até duas atletas entre a italiana e a brasileira, Rachele Bruni vence a competição. Além de Poliana e Rachele, a alemã Ângela Maurer também está na briga pelo título. A prova será em Hong Kong, às 22h dessa sexta-feira, 14/10, horário de Brasília (programação local: sábado, 15/10, a partir das 9h).

Veja o levantamento feito pelo Blog do Coach:

Para que Poliana possa ser campeã da Copa do Mundo 2016, é necessária a seguinte combinação de resultados:
– Se Poliana vencer a prova, Rachele tem de ficar em sexto ou pior.
– Se Poliana chegar em segundo, Rachele tem de ficar em sétimo ou pior.
– Se Poliana chegar em terceiro, Rachele tem de chegar em oitavo ou pior.
– Se Poliana chegar em quarto, Rachele tem de ser nono ou pior.
– Se Poliana chegar em quinto, Rachele tem de ser décimo ou pior.

Já a outra atleta da Unisanta, Ana Marcela Cunha, quarta colocada com 40 pontos e que também competirá na última etapa do torneio, está fora da disputa por prêmios, pois irá agora para a sua quarta prova. Pelo regulamento só pode disputar o título quem nadar o mínimo de cinco provas e, pelo menos, largar na última, em Hong Kong. A nadadora é tricampeã da Copa do Mundo (2010, 2012 e 2014).

Apenas seis nadadoras completarão o mínimo de provas em Hong Kong e poderão disputar as premiações ao final: as já citadas Rachele, Poliana e Ângela, únicas que poderão conquistar o título de 2016, e ainda a americana Emily Brunemann (35 pontos), a russa Daria Kulik (34) e a alemã Svenja Zihsler (22).

Classificação geral feminina após a etapa da China:
– Rachele Bruni (Itália) – 66 pontos
– Poliana Okimoto (Brasil) – 58 pontos (Unisanta)
– Angela Maurer (Alemanha) – 49 pontos
– Ana Marcela Cunha (Brasil) – 40 pontos (Unisanta)
– Ariana Bridi (Itália) – 36 pontos