Nada menos que 52 faculdades (uma a mais que ano passado) têm presença confirmada na maior e mais importante competição universitária do Estado de São Paulo, os Jogos da UNISANTA, em sua 23ª. Edição. Marcada para o período de 2 a 19 de maio próximo, a disputa reunirá 20 modalidades, sendo 19 competitivas (12 masculinas e sete femininas) e uma demonstrativa (bocha, de equipes mistas). Serão cerca de 2500 atletas nas categorias femininas e masculinas.

No total, 248 equipes estarão envolvidas na disputa, sendo 164 masculinas, 80 femininas e quatro mistas. O futsal masculino, com 50 representações detém o maior número de participantes. No setor feminino, o futsal, com 23 equipes, também é o mais concorrido.

No masculino, serão disputadas as modalidades de atletismo, basquete, caratê, futsal, handebol, judô, natação, tamboréu, tênis de mesa, voleibol, voleibol de praia (quarteto) e xadrez. No feminino, os Jogos terão atletismo, caratê, futsal, handebol, judô, natação e voleibol.

O Congresso Técnico para a definição das chaves dos XXIII Jogos da UNISANTA está marcado para a próxima segunda-feira (10/04), a partir das 18h30, no Consistório do Bloco M da UNISANTA, à Rua Oswaldo Cruz, 255, Boqueirão, em Santos. Neste mesmo dia, deverão ser entregues as relações nominais de atletas e fichas de candidatos a Rei e Rainha. A entrega das tabelas será no dia 24 de abril.

A cerimônia oficial de abertura, com eleição da Rainha e Rei dos Jogos, será no dia 2 de maio, a partir das 19 horas, no Ginásio Poliesportivo Santa Cecília. As disputas terão início no dia 3 de maio, estendendo-se até o dia 19.

FACULDADES INSCRITAS – Fisioterapia UNISANTA, Odonto UNISANTA, EF Unimonte – DA Ayrton Senna, Arquitetura UNISANTA, Fefesp UNISANTA, Biologia UNISANTA, Direito UNISANTA, Administração Universitas, Eng. UNISANTA, Ciências UNISANTA, Faac UNISANTA, Fisio Unilus, Adm UNISANTA, Farmácia UNISANTA, Medicina Veterinária Unimonte, Educação Física Unifesp, Eng. de Alimentos Unimes, Automação Fortec, Sistemas Fortec, Enfermagem Unisantos, Engenharia Unisantos.

Química Portuária Unisantos, Tecnologia da Informática Lusíada, Relações Internacionais Unilus, Educação Física Unip, Computação Unisantos, Fisioterapia Unisantos, Farmácia Unisantos, CCE Santos – Geografia, Biologia Unesp, CETEF – Federal do Cubatão, Direito Unimonte, Ciências da Computação Unip, Fisio Unip, Direito Unip, Direito Unisantos, EF Unaerp, Integração – São Vicente, FALS – Sistemas, FALS – Administração, Facce Unimes, Faculdade do Guarujá, Facos Unisantos, Fisioterapia Unaerp, Administração Unimonte, Biomedicina Lusíada, Terapia Ocupacional Unifesp, Nutrição Unifesp, Psicologia Unifesp, Fisioterapia Unifesp, Fatec Santos, Odonto Unimes.

BOCHA É NOVIDADE – Para essa edição, os Jogos da UNISANTA têm como novidade a bocha, que entra como modalidade demonstração, sem contar pontos e, portanto, não interferindo na pontuação final das equipes. Quatro faculdades estão inicialmente inscritas: Fisioterapia UNISANTA, Engenharia UNISANTA, Direito UNISANTA e Educação Física Unaerp.

Em contrapartida, a Comissão dos Jogos optou pela exclusão do futebol society, em função de a modalidade, por contar com praticamente os mesmo jogadores do futsal, gerar choques de datas e horários. Diante do curto período para a realização dos Jogos, tais conflitos nem sempre podiam ser equacionados a contento.

A competição de bocha envolverá duplas mistas, de forma eliminatória (ou não, dependendo da quantidade de duplas inscritas), com partidas de 18 pontos ou três lances. Caso haja necessidade, o desempate ocorrerá em um lance e assim sucessivamente. As equipes poderão inscrever até quatro atletas, dois do sexo feminino, dois do sexo masculino. As substituições são livres, devendo, entretanto, estar jogando (dentro da cancha) atletas dos dois sexos.

Os atletas deverão utilizar calçado tipo tênis, com solado de borracha, antiderrapante e sem saltos ou travas; integrantes da dupla deverão estar uniformizados, com semelhança. Caberá premiação às três duplas melhores classificadas serão premiadas. A tabela de jogos será definida de acordo com a quantidade de participantes e deverá prever que as partidas dar-se-ão em seqüência, com tolerância de 5 (cinco) minutos entre si.

FILANTROPIA – Mais uma vez, a Comissão Organizadora da competição outorgará o Troféu Solidariedade Universitária à atlética que, ao longo da disputa, arrecadar o maior volume de gêneros alimentícios, agasalhos e brinquedos a serem doados a instituições de benemerência da Cidade e Região. Os XXIII Jogos da UNISANTA são organizados pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), por intermédio de seu Departamento de Educação Física e Esportes (DEFE).

Na temporada passada, as Atléticas das faculdades de Engenharia e Fisioterapia da UNISANTA dividiram a honraria. Juntas, elas arrecadaram mais de 300 quilos de alimentos, além de roupas e brinquedos entregues a sete instituições. Para essa edição dos Jogos, a Comissão Organizadora estuda ainda a possibilidade de arrecadar gêneros alimentícios já na abertura dos Jogos, marcada para o dia 2 de maio próximo. Além do convite, seria necessária a doação de um quilo de alimento não perecível.