Créditos: Satiro Sodré/CBDA

O primeiro dia de finais do Troféu Maria Lenk 2025 trouxe grandes conquistas para a equipe Principal da Natação Unisanta. No total, foram sete medalhas, sendo cinco de ouro e duas de prata, dois índices garantidos para o Mundial de Singapura e um novo recorde de campeonato estabelecido.

As disputas seguem até dia 26 de abril, no Rio de Janeiro.

A primeira medalha da noite veio com Stephanie Balduccini, que fez 58s94 para conquistar o ouro ceciliano. Na mesma prova, a veterana Daynara de Paula ficou em quinto lugar, com 1m00s95.

Mesmo que a prova não seja sua maior especialidade, Stephanie comemorou sua performance, que se tornou o sexto melhor tempo da história dos 100m borboleta no Brasil.

“É uma grata surpresa. Decidi nadar essa prova para entrar na competição, acabei de chegar de viagem e quis dar uma chance. Estar na história do Brasil é ótimo”, comentou a atual campeã dos 100m borboleta.

Pela categoria masculina, o novo reforço ceciliano Guilherme Caribé faturou a medalha de prata, com 51s86, enquanto Léo de Deus (53s75) alcançou a oitava posição.

Pelo 400m livre, mais medalhas para o time ceciliano. As conquistas vieram da dobradinha entre Mafe Costa (4m06s30) e Gabi Roncatto (4m06s53), que ficaram com a medalha de ouro e prata, respectivamente. Além disso, ambas conquistaram o índice para o Mundial de Singapura. Para fechar a participação ceciliana na prova, Beatriz Dizotti ficou no oitavo lugar, com 4m19s40.

A ceciliana Mafe Costa comentou sobre a dobradinha com Gabi Roncatto pelo segundo ano consecutivo nos 400m livre.

“É uma prova muito disputada, eu e a Gabi sempre carimbamos esse 4m06s. A gente sempre está nadando com um tempo competitivo. Isso é muito gratificante, ela me ajuda muito a elevar o nível da prova. Então, ela sendo da Unisanta também é muito legal. Porque a gente sabe que independente de quem ganha, a Unisanta que leva e a gente disputa o campeonato sendo um dos favoritos pelo segundo ano seguido”, analisou.

Na etapa masculina, o reforço Sam Short confirmou seu favoritismo. Com 3m44s16, o australiano estabeleceu o novo recorde do campeonato na prova e conquistou mais uma medalha de ouro para o time ceciliano.

Nos 100m livre, a novata Anna Machado fez 1m12s70 e ficou com a nona colocação. Pela categoria masculina, o nadador Henrique Borges (1m02s16) alcançou o oitavo lugar, encerrando as provas individuais.

Nas provas de revezamento 4x100m livre, mais um show da Unisanta. O quarteto fantástico formado por Aimê Louise, Mafe Costa, Naná Almeida e Stephanie Balduccini, conquistou a medalha de ouro, com 3m43s14.

Já na etapa masculina, os guris Guilherme Caribé, Fernando Scheffer, Marco Júnior e Tiago Senna também conquistaram o primeiro lugar, com 3m15s12.

O ceciliano Marco Júnior comentou sobre o clima de amizade formado entre os integrantes, e a importância da química do quarteto para a conquista do ouro.

“Com certeza ajuda muito. O pessoal da Unisanta tem bastante polo, mas é incrível como na competição nós formamos uma família. Temos um baita de um time. A gente vem forte para a competição, nós sabemos que é muito díficil ganhar, não só a competição como os revezamentos. Mas na natação, como diz o Marcel, a gente pega o papel e rasga. Estamos no primeiro dia de competição e vamos pra cima”, completou o nadador.

Ao final do primeiro dia de disputas, a Unisanta ocupa a segunda colocação, com 389 pontos.

A equipe ceciliana volta para o segundo dia de provas classificatórias nesta terça-feira (dia 22), a partir das 9h, horário de Brasília. As eliminatórias e finais são transmitidas pelo canal no Youtube Swim Channel, Time do Brasil e SporTV.

Confira os ganhadores:

Índices para o Mundial de Singapura
Ouro – Mafe Costa – 400m livre
Prata – Gabi Roncatto – 400m livre

Medalhistas
Ouro – Sam Short – 400m livre – Recorde do campeonato
Ouro – Stephanie Balduccini – 100m borboleta
Ouro – Revezamento 4x100m livre F – Aimê Louise, Mafe Costa, Naná Almeida e Stephanie Balduccini
Ouro – Revezamento 4x100m livre M – Guilherme Caribé, Fernando Scheffer, Marco Júnior e Tiago Senna
Prata – Guilherme Caribé – 100m borboleta

A Unisanta, única potência educacional da natação brasileira, é beneficiada com recursos aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, através do Projeto Natação Unisanta – Fase 4 – 1º Ano do Ciclo Olímpico 2028, processo n° 71000.028057/2024-05 e tem como investidores a Brasil Terminal Portuário, Eldorado Brasil, Porto Itapoá, BTG Pactual, Banco Safra e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte; mais a Copersucar e Fupes.