Créditos: Satiro Sodré/CBDA

O primeiro dia de finais do Troféu José Finkel 2024 foi de grandes conquistas para a equipe Principal da Natação Unisanta. No total, foram seis medalhas, sendo três ouros, uma de prata e dois bronzes, além de três recordes quebrados e dois índices para o Mundial de Budapeste garantidos.

As disputas seguem até dia 17 de agosto, no Jurerê Sport Club, em Florianópolis.

As primeiras medalhas da noite vieram nos 400m livre. A finalista olímpica em Paris Mafe Costa conquistou o ouro ao fechar a prova com 3m59s33, estabelecendo o novo recorde do campeonato, brasileiro, sul-americano e o índice técnico para o Mundial de Budapeste. Já Maria Paula Heitmann se garantiu na terceira posição, com 4m06s64.

Como o Troféu José Finkel é disputado na piscina curta de 25m, a campeã brasileira Mafe comentou sobre a estratégia para a prova. “É um pouco difícil para mim porque eu não treino nela, mas foquei em acertar meus pontos fortes. Por mais que eu tenha vindo dos Jogos Olímpicos, vim para fazer o índice e as minhas melhores marcas. Fico feliz de ajudar a Unisanta”, comemorou.

Na mesma prova, Gabi Roncatto (4m06s76), Beatriz Dizotti (4m07s61) e Naná Almeida (4m11s84) alcançaram o quarto, quinto e oitavo lugar, respectivamente. A etapa masculina foi dominada por Guilherme Cachorrão, o nadador mais rápido do continente americano nessa prova, que conquistou a primeira posição com 3m39s80 e índice técnico para o Mundial.

Nos 200m peito, Evandro Silva fechou a prova em 2m07s92 para conquistar o bronze. Nos 100m borboleta, a dupla Daynara de Paula e Stephanie Balduccini fez 59s10 e 59s36 para alcançar o quarto e sétimo lugar, respectivamente.

As provas em equipe trouxeram mais medalhas para a Unisanta. No revezamento 4x100m livre feminino, as cecilianas Daynara de Paula, Mafe Costa, Naná Almeida e Stephanie Balduccini terminam com 3ms38s86 e a primeira posição.

Veterana do time, a nadadora Daynara comentou sobre a performance do time.

“Sou a veterana, né? Sou a recordista desse revezamento e gostaria de falar: Parabéns para as novinhas. Me ajudaram muito porque eu senti esse frio. Agradeço ao meu time, a Unisanta, principalmente pela estrutura, que eu sei que eles são os melhores. A competição começou, Finkel passado nós ganhamos e a gente honrou de novo esse ano”, concluiu.

No masculino, o quarteto dos Guris formado por Marco Junior, Lucas Souza, Andre Pereira e Tiago Senna conquistou a medalha de prata, com 3m11s26.

Ao final do primeiro dia de disputas, a Unisanta ocupa a segunda colocação, com 393.50 pontos.

A equipe ceciliana volta para o segundo dia de provas classificatórias nesta quarta-feira (dia 14), a partir das 9h30, horário de Brasília. As eliminatórias e finais são transmitidas pelo canal no Youtube Swim Channel.

Medalhistas
Ouro – Mafe Costa – 400m livre – Recorde de Campeonato, Brasileiro, Sul-americano e Índice para o Mundial
Ouro – Guilherme Cachorrão – 400m livre – Índice para o Mundial
Ouro – Revezamento 4x100m livre (Daynara de Paula, Mafe Costa, Naná Almeida e Stephanie Balduccini)
Prata – Revezamento 4x100m livre – (Marco Junior, Lucas Souza, Andre Pereira, Tiago Senna)
Bronze – Maria Paula Heitmann – 400m livre
Bronze – Evandro Silva – 200m peito

A Unisanta tem o patrocínio do Brasil Terminal Portuário, Itaú, Eldorado Brasil, Copersucar, BTG Pactual, Banco Alfa, XP e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte; apoio Fupes.