Foto: Satiro Sodré

No quarto e penúltimo dia de finais do Troféu José Finkel, choveu medalhas para a equipe de natação da Unisanta. No total, foram sete medalhas, sendo quatro de ouro, duas de prata e uma de bronze. As conquistas garantiram dois índices para o Mundial de Doha 2024 e dois recordes quebrados. As disputas seguem até sábado (dia 4), no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo.

Na primeira final ceciliana da noite, Mafe Costa conquistou o ouro (1m58s66), quebrou o recorde dos 200m livre e nadou abaixo do índice necessário, se classificando para mais uma prova no Mundial de Doha 2024. Após mais uma medalha, a ceciliana expôs sua felicidade pós-prova.

“Me sinto muito feliz, pois foram duas semanas muito cansativas de competição (Pan e José Finkel). Não foi a minha melhor marca, mas estou atrás do índice olímpico. Meu foco nessa competição era fazer o índice do Mundial e pontuar para a Unisanta”, destacou.

Na mesma prova, Gabi Roncatto levou o bronze (2m00s33), enquanto Naná Almeida ficou em quinto lugar e Maria Paula Heitmann na oitava posição. Na etapa masculina, mais uma medalha para a Unisanta. Conquistando seu primeiro ouro na prova dos 200m livre, Guilherme Cachorrão também quebrou o recorde do campeonato (1m46s85) e alcançou o índice necessário para se classificar para o Mundial de Doha 2024.

Nos 50m borboleta, Daynara de Paula foi mais uma ceciliana a conquistar uma medalha, dessa vez de prata, com seus 26s73. A prova dos 50m peito rendeu a prata para o ceciliano Henrique Borges (27s96).

Os 400m medley trouxeram mais uma medalha para a Unisanta. Gabi Roncatto fez 4m43s06 para conquistar o ouro ceciliano. A nadadora expressou seus sentimentos após mais uma prova, e mais uma conquista.

“Está sendo bem exaustivo, mas confio muito no meu trabalho. Eu e meu treinador treinamos muito, então eu sabia que dava para encarar. A minha família toda está aqui, e quem me conhece sabe o quão importante é ter eles ali na arquibancada”, comentou.

Na etapa masculina e última prova individual da noite, Miguel Pereira ficou em quinto lugar. O 4x100m medley misto foi formado por Mafe Costa, Guilherme Basseto, Daynara de Paula e Henrique Borges. O quarteto fantástico ceciliano se impôs contra os adversários (3m50s69), e alcançou o lugar mais alto do pódio, fechando a noite para a Unisanta.

Ao final do penúltimo dia de disputas, a Unisanta ocupa a segunda colocação geral, com 1.287 pontos. Na categoria feminina, as cecilianas estão em segundo com 718 pontos. Na disputa masculina, a Unisanta está na terceira colocação com 499 pontos. No quadro de medalhas a Unisanta está na primeira colocação, com 23 conquistas.

A equipe ceciliana volta para o quinto e último dia de provas classificatórias neste sábado (dia 4), a partir das 9h, horário de Brasília. As eliminatórias e finais são transmitidas no Youtube Swim Channel.

Troféu José Finkel – Essa é a 50ª edição da competição, que começou em 1972 e se tornou um dos maiores eventos da modalidade no Brasil. Na última edição, realizada em 2022, a Unisanta ficou com a terceira colocação, somando 1.318 pontos, além de levar o Troféu Eficiência, premiado ao nadador que somou a maior pontuação para seu clube, com Guilherme Costa, que acumulou 200 pontos ao longo da competição.

A Unisanta tem o patrocínio da Copersucar e do Brasil Terminal Portuário, Eldorado Brasil, T-Grão, BTG Pactual, Alfa, XP, Banco Safra e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte; apoio Fupes.

Confira os medalhistas:

Ouro, índice para Mundial e recorde do campeonato
Mafe Costa – 200m Livre feminino

Ouro, índice para Mundial e recorde do campeonato
Guilherme Cachorrão – 200m Livre masculino

Ouro
Gabi Roncatto – 400m Medley feminino

Ouro
Guilherme Basseto, Henrique Borges, Daynara de Paula e Mafe Costa – 4x100m Medley misto

Prata
Daynara de Paula – 50m Borboleta feminino

Prata
Henrique Borges – 50m Peito masculino

Bronze
Gabi Roncatto – 200m Livre feminino