Com sua equipe completa, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) representará a Cidade de Santos nas disputas dos torneios feminino e masculino de natação dos 69o. Jogos Abertos do Interior, a chamada Olimpíada Caipira, desenvolvida na em Botucatu. A competição está marcada para o período de 17 a 19 deste mês, com a realização de cinco etapas. O congresso específico da modalidade será realizado no próximo domingo (16).
A exceção de Eduardo Fischer e Georgina Bardach, todos os grandes nomes da natação da UNISANTA têm presença confirmada nas disputas de Botucatu.
Pelo regulamento serão cinco etapas, sendo duas na segunda-feira (17), nos períodos da manhã e tarde; outras duas na terça-feira (18), também nos períodos da manhã e tarde e uma quinta na quarta-feira (19), na parte da manhã. Em todas as provas, em um total de 50, será adotado o critério de final por tempo.
A Comissão Técnica da UNISANTA é comandada pela coordenadora professora Rosa do Carmo José; os técnicos Márcio Latuf e Alexandre Paes e o massagista Nei Roblis. Latuf e mais os nadadores Joel Moraes Santos Júnior, Monique Ferreira e Monick Avelino Perez são os únicos que não comporão a delegação que deixará Santos na manhã de domingo (16). Eles seguem para Botucatu de Brasília, onde se encontram para as atividades da I Clínica Pan-Americano 2007 de Natação, uma realização da CBDA e COB.

CLINICA – A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) conta com quatro atletas e mais três integrantes de sua Comissão Técnica na I Clínica Pan-Americano 2007 CBDA / Correios / COB de Natação, desenvolvida em Brasília. Esta é a primeira das cinco clínicas programadas até o início dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, que terá a natação de 17 a 22 de julho de 2007. A Clínica reúne até domingo (16), 37 atletas selecionados segundo índices técnicos. São os nomes que hoje têm maiores chances de convocação para os Jogos Pan-americanos/Rio 2007 e Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
Monique Ferreira, Monick Avelino Perez, Eduardo Fischer e Joel Moraes Santos Júnior são os atletas da UNISANTA chamados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. Além deles, também participam pela UNISANTA o técnico Márcio Latuf, o psicólogo João Carlos de Barros e o médico Marcus Berhnoeft, todos da Comissão Técnica Permanente da seleção brasileira de natação. Eles viajam neste domingo (9) para o Distrito Federal
A Clínica Pan-Americana de Natação pretende fazer uma radiografia completa do grupo com testes e análises que ao todo vão extrair 92 dados de cada atleta. O trabalho é inédito no país e será repetido no mínimo outras quatro vezes até a estréia no Pan-Americano do Rio de Janeiro.
Em Brasília, também serão passadas as estratégias para as competições, os critérios de convocação, as regras e os cuidados com o antidoping e as etapas a serem cumpridas. Com este objetivo, uma equipe de 17 profissionais acompanhará os atletas.
“A intenção é que ao final deste primeiro encontro, o nadador tenha todas as informações e a motivação necessária para trabalhar por uma grande performance neste ciclo olímpico. Os técnicos também terão dados suficientes para aprimorar cada detalhe. Vamos falar sobre a história do Pan-Americano, de sua importância no contexto atual, enfim, será algo muito completo”, disse o supervisor técnico da CBDA e coordenador da Clínica, Professor Ricardo de Moura.
A programação do evento prevê teoria e prática. Na parte teórica, serão detalhados, entre outras coisas, o programa da competição, o caminho da convocação (critérios), o programa de trabalho e a monitoração.
Na prática, os nadadores terão avaliação técnica, física e funcional, trabalho físico com musculação, treinamento, testes psicológicos, de bioimpedância, função pulmonar e medidas antropométricas, entre outros.
No primeiro dia de atividades (segunda-feira, 10), além das primeiras avaliações e testes, acontece reunião na sede dos Correios, com coletiva de imprensa na parte da manhã que contará com a presença do Presidente da ECT, Jânio Cezar Luiz Pohren, e do Ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, e a noite uma palestra de Gustavo Borges.
“A iniciativa é super válida porque estamos em um momento que precisamos nos unir para buscar uma boa participação em 2007 e 2008. Minha participação é motivacional, ou seja, quero contar estórias minhas nos Pan-Americanos em que participei, falar de coisas da minha trajetória e tudo o que isso gerou de bom para a minha vida”,- destaca Gustavo.

JOEL EM DURBAN – O velocista Joel Moraes dos Santos Júnior integrará a seleção brasileira de natação na etapa de Durban, África do Sul, da Copa do Mundo de Natação 2005/2006. Esta etapa, a ser desenvolvida de 11 a 13 de novembro, abrirá a série de disputas da Copa do Mundo.
No total, serão disputadas oito etapas, com a última delas ocorrendo de 10 a 12 de fevereiro de 2006, em Belo Horizonte (MG). Joel também estará nesta etapa brasileira