Com 1.831 pontos, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) lidera o Campeonato Paulista Junior I e II e Sênior de Verão/VII Troféu Alberto Martin Perez, após a realização, na manhã desta quinta-feira (1/12), das 36 provas da primeira de quatro etapas da competição desenvolvida no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo.
O Paulista Júnior e sênior, com encerramento previsto para domingo (4/12), é a última disputa do calendário oficial da Federação Aquática Paulista e tem uma novidade: a volta do Campeonato Paulista Absoluto, onde os 16 melhores atletas das três categorias disputam pelo título absoluto.
Na segunda posição aparece o atual campeão e anfitrião, Pinheiros, com 1.783,00 pontos. A Unaerp, de Ribeirão Preto, tem 639, enquanto o Corinthians, da Capital, soma 590, contra 465 do Serc, de São Caetano do Sul.
A competição tem o seguinte formato: na parte da manhã são disputadas as provas por categorias. No final de cada prova, a Federação organiza os tempos e relaciona os 16 melhores tempos entre todas as categorias e estes atletas são balizados em final A (do 1º ao 8º tempo) e B (do 9º ao 16º tempo) para a disputa, no período da tarde, a partir das 17 horas, do Campeonato Absoluto.
Assim, após 15 anos volta a ser realizada uma competição absoluta, marcando o fim do calendário oficial da Federação e que consagra os melhores atletas paulistas com o título de campeão absoluto.Participam da competição 476 atletas representando 48 clubes do Estado de São Paulo, sendo que 32 atletas são de outros estados competindo como convidados.
Graças a um acordo entre a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA e a Federação Aquática Paulista – FAP, estes dois eventos contam com a presença dos melhores atletas brasileiros, com o objetivo de definir a seleção brasileira que irá disputar o XXXVIII Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos, programado para 28/02 a 05/03/2006, em Medellin, Colômbia.
Entre os atletas, destacam-se os que participaram da Olimpíada de Atenas: Monique Ferreira e Eduardo Fischer (UNISANTA), Fernando Scherer (Santo André), Gabriel Mangabeira e Rodrigo Castro (Minas Tênis Clube), Flávia Delaroli, Bruno Bonfim, Jader Souza, Lucas Salatta, Joanna Maranhão e Paula Baracho Ribeiro (todos do Pinheiros) e Renata Burgos (Unaerp).

BRASILEIRO INFANTIL – Paralelamente, a natação da UNISANTA encara, até domingo (4/12), o 28º Campeonato Brasileiro Infantil de Natação/Troféu Maurício Bekenn, na piscina do Náutico Atlético Cearense, em Fortaleza, Ceará. O campeonato tem a participação de quase 550 atletas, representando 116 clubes. A competição envolve nadadores nascidos em 1991 (Infantil 2) e 1992 (Infantil 1). O atual campeão é o Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo.
Dos 23 estados, São Paulo é o com o maior número de clubes no torneio, 29, seguido pelo Rio de Janeiro, com 17 agremiações. As maiores delegações são do Grêmio Náutico União (RS), com 23 nadadores, seguido pelo EC Pinheiros (SP), com 20. A UNISANTA tem 16 atletas, sob o comando do técnico Fábio José Massaini, o Binho.