A natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) foi um dos destaques do Programa Arena Sportv, exibido ao vivo na tarde desta quinta-feira (3/3), dentro da Programação do Canal Sportv (39/NET). Comandado pelo jornalista Cléber Machado, o Arena Sportv reuniu o nadador da UNISANTA e da seleção brasileira, Eduardo Fischer, o técnico do Esporte Clube Pinheiros e da Comissão Técnica Permanente da seleção brasileira de natação, Alberto Silva, o Albertinho, e mais os jornalistas José Maria de Aquino e Marco Antônio Rodrigues, além do ex-jogador profissional e comentarista de futebol João Leiva Filho, o Leivinha.
O programa discutiu a nova política desenvolvida pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, que pretende adotar parâmetros de natação de alto rendimento idênticos aos dos Estados Unidos, país no qual a Universidade desenvolve papel de grande importância na formação e aperfeiçoamento dos atletas.
“A UNISANTA, que conta com um belo parque aquático, já faz esse trabalho no Brasil, permitindo que a natação brasileira possa atingir resultados ainda mais significativos”, destacou o jornalista José Maria de Aquino. ‘Além de contar com nomes de ponta como o Eduardo Fischer, ela investe na base, produzindo atletas de alto nível”.
Eduardo Fischer, por sua vez, ressaltou que, “através da ação desenvolvida pela UNISANTA, torna-se possível que o nadador tenha em um único espaço (a Universidade) condições de atingir o ápice de sua potencialidade sem maiores preocupações, a não ser a de baixar o seu tempo”.
“Na verdade, ele contará com o apoio efetivo da Universidade para adequar seus treinamentos e suas competições com os estudos. Ela, a Universidade, vai cuidar do seu preparo técnico, físico e acadêmico”, afirma Fischer, o atleta nacional em atividade com o maior número de medalhas conquistadas em Copas do Mundo, 23 no total.
O técnico Alberto Silva, falou sobre a criação da Comissão Técnica Permanente da seleção brasileira, da qual também faz parte o técnico da UNISANTA, Márcio Latuf. “Agora , a natação brasileira vai poder estabelecer uma base de sustentação técnica sem rupturas ou hiatos entre a preparação feita nos clubes e nas competições internacionais. Os cinco técnicos que compõem a Comissão Permanente têm em suas mãos a base da seleção brasileira nos seus clubes de origem e isso facilita o trabalho”.