Depois da conquista memorável do título de campeã paulista júnior e sênior de verão, competição na qual registrou a marca histórica de 5.384 pontos e 99 medalhas, sendo 50 de ouro, a Universidade Santa Cecília parte para a conquista de mais um título na temporada. Começa nesta quinta-feira (04/12), em Porto Alegre/RS, o 26º Campeonato Brasileiro Infantil de Natação (Troféu Maurício Bekenn), com o patrocínio dos Correios. A competição será no Grêmio Náutico União e contará com a participação de cerca de 530 atletas representando 119 clubes. As provas, que irão até domingo (7/12), são divididas nas categorias Infantil 1 (nascidos em 1990) e infantil 2 (1989).
Atual campeã paulista infantil I e II de Inverno, a UNISANTA seguiu para Porto Alegre com uma equipe de 15 atletas, sob o comando do técnico Gérson Luiz Pazian. Os destaques do time santista São Alice Maria Augusto, Cauê Santos e Lais Corrêa. Alice Maria foi o principal nome da natação paulista nos VII Jogos da Juventude, realizados em Brasília ha dez dias.
Esta é a terceira vez que o campeonato brasileiro infantil é realizado na capital gaúcha. Nas outras oportunidades em Porto Alegre, o título ficou com clubes cariocas: Gama Filho, em 1980, e Fluminense, em 1991. E foi exatamente a Universidade Gama Filho, a agremiação que mais vezes conquistou o troféu, vencendo as seis primeiras edições do torneio: 1978 a 1983. A seguir, aparecem o Fluminense, com cinco títulos; Flamengo e Pinheiros, com quatro cada um; Guanabara/RJ e Tijuca Tênis, com dois; e Minas Tênis e Corinthians, atual campeão, com uma conquista.
Em apenas uma oportunidade, o Troféu Maurício Bekenn foi disputado em piscina curta, isto é, de 25 metros. Foi em 1995, na arena montada na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para a disputa do 2º Campeonato Mundial em Piscina Curta. Na ocasião, o campeão foi o Tijuca.
O Troféu Maurício Bekenn é a antepenúltima competição nacional de natação do ano. Depois só restarão o Troféu Tancredo Neves (Campeonato Brasileiro Júnior) e o Troféu Daltely Guimarães (Campeonato Brasileiro Sênior), disputados simultaneamente no Rio de Janeiro, no período de 18 a 21 de dezembro. Até o momento, o ranking brasileiro de clubes de natação aponta o Pinheiros na primeira colocação, com 215 pontos, seguido por Minas Tênis (210), Corinthians (130), Unisanta (128) e Flamengo (124). A UNISANTA não participou de todos os brasileiros da temporada, ao contrário de Pinheiros e Minas Tênis.

PROGRAMAÇÃO – 1ª etapa (eliminatórias – dia 4/12, 17 horas / finais – dia 5/12, 10 horas) -100m livre / 200m peito / 200m livre / 400m livre / 4x50m livre
2ª etapa (eliminatórias – dia 5/12, 17 horas / finais – dia 6/12, 10 horas)- 200m livre / 100m costas / 100m borboleta / 400m medley / 4x100m livre.
3ª etapa (eliminatórias – dia 6/12, 17 horas / finais – dia 7/12, 10 horas) – 50m livre / 200m borboleta / 200m costas / 100m peito / 800m livre / 4x100m medley.
Todas as provas serão disputadas no feminino e masculino, tanto no infantil 1 como no infantil 2. As únicas exceções são os revezamentos, em que só há divisão de feminino e masculino, já que os clubes podem juntar as duas categorias.

MONIQUE – A nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Monique Ferreira (Vitshop/EAS), seguiu terça-feira (2/11), para Durban, na África do Sul, onde participará de mais uma etapa da Copa do Mundo de Natação, competição organizada anualmente pela Federação Internacional de Natação Amadora. A etapa sul-africana ocorre de 5 a 7 deste mês de dezembro (de sexta a domingo).
Monique, que desponta como o grande nome da natação brasileira feminina nesta temporada, tendo sido a maior detentora de medalhas nos Jogos Pan-Americanos, Troféu Brasil e Troféu José Finkel, viaja juntamente com os atletas Eduardo Fischer, do Joinville Tênis Clube e Lucas Salatta, do Esporte Clube Pinheiros. Os três serão dirigidos pelo técnico Ricardo Carvalho, do Joinville.
Em Durban, Monique Ferreira, que participa pela terceira vez de etapas estrangeiras da Copa do Mundo neste ano de 2003 (em janeiro ela esteve na Alemanha e França, competindo pela Copa 2002/2003), atua em Durban na prova de 400 metros nado livre, da qual detém os recordes brasileiro e sul-americano em piscinas curta (25 metros) e longa (50 metros).
HOMENAGEM – Cinco nadadoras da UNISANTA serão homenageadas no próximo dia 9, às 17 horas, pela Federação Aquática Paulista, pelo desempenho registrado na temporada 2003. Dentro de um trabalho voltado para o desenvolvimento da natação feminina no Estado de São Paulo, a Federação escolheu as melhores do ano, tendo como parâmetros os campeonatos estaduais de inverno e verão da Primeira Divisão.
Assim, na categoria júnior 2, a UNISANTA terá como homenageadas as atletas Lilian de Paula Cerroni, Bárbara Jatobá e Marcela da Silva Souza. Na sênior, Monique Ferreira e Poliana Okimoto serão laureadas. Por categoria, a FAP homenageará três atletas, do juvenil I ao sênior.