A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) conquistou o título de bicampeã brasileira de natação sênior, ficando, pela segunda vez consecutiva, com a posse do Troféu Daltely Guimarães, encerrado na manhã deste domingo, na piscina do Clube de Regatas Vasco da Gama, em São Cristovão, no Rio de Janeiro. Alérm do bicampeonato brasileiro, a UNISANTA fecha a temporada comemorando sua ascensão no ranking nacional, ao pular do quarto para o terceiro lugar. A Universidade mantém com isso a condição de primeira do país entre as instituições de ensino

A UNISANTA conquistou o bicampeonato brasileiro com um um total de 258 pontos. O Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte (MG), ficou em segundo lugar, com 159,5. E a Unaerp terminou em terciro, com 135.
Na última etapa de finais, a equipe sênior da UNISANTA teve como destaque Monique Ferreira, medalha de ouro nos 100 metros nado borboleta, com o tempo de 1m03s79, e a equipe de revezamento 4×50 metros nado medley, com hiago Pinto, Rogério Karfunkelstein, Marco Sapucaia e Edvaldo Valério, que obteve ouro, registrando a marca de 1m43s91
Isabela Amblard, da UNISANTA, ganhou o troféu de melhor índice técnico feminino sênior, pela performance na prova de 100m livre (58s05). No masculino, Guilherme Roth dos Santos, do Grêmio Náutico União, foi o mais técnico do Troféu Daltely Guimarães pelo desempenho nos 50m borboleta (24s46).
Disputado simultaneamente, o Campeonato Brasileiro Júnior 1 e 2/Troféu Tancredo Neves. teve o Minas Tênis como grande campeão, com um total de 480 pontos, contra 433,50 do Pinheiros e 249 do Corinthians. A UNISANTA terminou na quinta colocação, com 185,50 pontos.
O destaque da UNISANTA no Brasileiro Júnior, nesta última etapa foi Fabiana Cieslak. medalha de ouro nos 200 borboleta júnior 2, com o tempo de 2m23s20.
Nas categorias júnior 1 e 2, Tamiris Nascimento, do Vasco, e Natalia Busso, do Pinheiros, foram, respectivamente, os melhores índices técnicos feminino. Tamiris pelo desempenho nos 50m livre (26s75) e Natália, nos 100m do mesmo estilo (58s80). Entre os homens, Guilherme Guido ganhou no júnior 1 pelos seus 100m costas (56s61) e Thiago Pereira levou o troféu no júnior 2 pelos 200m medley (2m03s30).
MEDALHAS – Na luta pelo bicampeonato do Troféu Daltely Guimarães, a UNISANTA somou 21 medalhas, sendo cinco de ouro, 10 de prata e seis de bronze. Na disputa do Troféu Dr. Tancredo Neves, a UNISANTA totalizou 12 medalhas, sendo quatro de ouro, quatro de prata e quatro de bronze. A equipe registrou ainda duas dobradinhas, nas provas femininas (juvenil 1 e 2) dos 400 metros medley.
RECORDES – Dois atletas da seleção brasileira olímpica encerraram o ano com ouro e recorde: Lucas Salatta e Kaio Márcio. Kaio, do Nikita Sesi, fez 54s50 nos 100m borboleta sênior e superou o recorde de campeonato que pertencia a Marco Sapucaia, da Unisanta, 54s60. Lucas Salatta, do Pinheiros, turbinou seus 200m livre, categoria júnor 1, e venceu a prova com recorde de campeonato de 1m51s40. O segundo colocado, Nicolas Oliveira, do Minas Tênis, marcou 1m53s16. O ano encerra bem para Lucas que além de participar de sua primeira Olimpíada, foi medalhista mundial com a prata no 4x100m livre em Indianápolis.
Guilherme Guido, também do Pinheiros, detonou o recorde dos 200m costas júnior 1 (17 anos) que desde dezembro do ano passado pertencia a Thiago Pereira, do Minas Tênis. Guido fez 2m03s12 contra os 2m07s23 da antiga marca. Rômulo Carvalho, do Águas Abertas/RJ, também superou o recorde da mesma prova no júnior 2, com 2m06s62. Na penúltima prova do dia, o 4x100m medley júnior I do Pinheiros, com Guilherme Guido, Pedro Farias, Igor Nishi e César Cielo fechou com recorde de campeonato. O time fez 3m54s16.
RANKING – As três principais potências da natação atual – Minas Tênis Clube, Esporte Clube Pinheiros e UNISANTA – dão adeus ao ano de 2004, comemorando os resultados obtidos. Os três conquistaram as primeiras posições do ranking nacional de clubes da modalidade exatamente na mesma ordem, Minas (320 pontos), Pinheiros (250) e Unisanta (201). Completam o pódio dos cinco melhores, Flamengo e Unaerp, respectivamente, com 143 e 140 pontos.
A UNISANTA chegou no pódio dos clubes subindo um degrau de cada vez. A cautela rendeu resultados seguros, que lançam as bases para um futuro ainda melhor. Mas o cuidado em não “dar o passo maior que as pernas”, não impede o planejamento de novas metas. A diretora do departamento de natação, Rosa do Carmo José, é quem mais vibra com as possibilidades.
“Este foi um ano excelente, com resultados muito expressivos e seguiremos em 2005 com a nossa filosofia de dar passos seguros. Vamos tentar um título inédito no Troféu Brasil e no Finkel, embora saibamos da força de Minas e Pinheiros. Também estudamos criar um braço da equipe de natação da UNISANTA, no Rio de Janeiro. Isto ainda é um projeto, mas gostaríamos muito que desse certo. Estamos sendo procurados por muitos atletas que querem ingressar na nossa equipe, mas estamos analisando com todo o cuidado – disse.
A Universidade Santa Cecília tem cerca de 200 nadadores de petiz a sênior e 12 técnicos no total. Segundo Rosa, este time de treinadores já está precisando crescer. “Encerrar o ano com um título brasileiro anima a todos nós e também a direção da Universidade a seguir em frente”, finalizou a dirigente.