Os nadadores da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Victor Colonese (vice-campeão sul-americana de Maratonas Aquáticas em 2012) e Luis Rogério Arapiraca (recordista sul-americano dos 1500m livres) representarão o Brasil no I Festival Olímpico Pan-Americano, a ser realizado na Cidade do México, entre os dias 24 e 30 de setembro.

Nas Maratonas Aquáticas,  o Brasil terá representantes nas duas provas que serão disputadas, cinco (dia 26/09) e 10 quilômetros (29/09). Na primeira prova, os nadadores serão Viviane Jungblut, Mariana Serrano e os cecilianos Luiz Rogério Arapiraca e Victor Colonese. Já na distância olímpica, 10 quilômetros, os atletas serão Betina Lorscheitter, Gabriela Cordeira, Fernando Ponte e Lucas Cortini.

O Festival Olímpico Pan-Americano é uma competição organizada pela Odepa e COB, preparatória às Olimpíadas 2015. A delegação aquática brasileira viaja com recursos adicionais dos Correios – Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros, e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva – Governo Federal – Ministério do Esporte, Speedo, Sadia e Universidade Estácio de Sá.