O tetracampeão Luiz Lima e a campeã de 2004 Monique Ferreira, nadadores da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) entre os destaques da sexta edição da Travessia do Fortes, prova aquática marcada para a manhã deste domingo (26/11), no Rio de Janeiro. Além deles, a equipe santista terá mais três representantes do pelotão de elite. Composto por 88 atletas. Israel Peressin Murat, tricampeão metropolitano, Monick Avelino Perez, campeã dos 10 km dos Jogos Abertos, e Daniele Ramalho, campeã paulista de 2004, também largam entre os principais competidores.

A Travessia dos Fortes 2006, considerada uma das mais importantes competições do calendário de maratonas aquáticas do Brasil, reunirá 4.200 nadadores, número recorde de inscritos desde a primeira edição da prova, em 2001.

No total, serão 88 nadadores de elite (50 homens e 38 mulheres), entre eles Luiz Lima, que busca o pentacampeonato na prova em disputas consecutivas. Os demais competidores, no masculino e no feminino, estarão distribuídos em 17 classes de idade. Também participam da disputa 41 atletas portadores de necessidades especiais (PNEs).

O percurso é de 3.800m, com largada no Forte de Copacabana e chegada no Forte Duque de Caxias, no Leme. A largada da classe elite feminina (e demais classes do feminino) está marcada para às 9h40, seguida da classe elite masculina (e demais classes do masculino), às 10h25, e dos PNEs (masculino e feminino), às 10h40.

No masculino, além de Luiz Lima e Israel Peressin Murat, outros destaques da prova são Fábio Lima e Carlos Pavão, segundo e terceiros colocados, respectivamente, na edição 2005 da Travessia; Allan do Carmo, ouro nas disputa de 5 km dos Jogos Sul-Americanos de Buenos Aires-2006.

No feminino, Monique Ferreira, Monick Avelino e Daniele Ramalho terão a companhia de Ana Marcela, de apenas 14 anos, também medalhista de ouro nos Jogos Sul-Americanos-2006 nos 5km e 10km e vice-campeã da Travessia do ano passado, bem como de Poliana Okimoto, vice-campeã mundial dos 5 e 10 km e campeã da travessia em 2005.

Os atletas da classe elite classificados de 1º ao 5º lugares (masculino e feminino) receberão troféus e irão dividir uma premiação de R$ 47 mil. Os primeiros colocados, no masculino e no feminino, receberão R$ 10 mil cada um.

SEGURANÇA – Para garantir a total segurança dos participantes, o Corpo de Segurança Aquática do evento disponibilizará 114 traineras, 32 caiaques, 16 botes, seis lanchas (incluindo a da Capitania dos Portos), 40 pranchas, três jet skis e uma lancha UTI do Corpo de Bombeiros. Na água, serão oito postos médicos, equipados com rádio e foguetes de sinalização para acionar a lancha UTI em caso de emergência.

O percurso da prova estará dividido em seis setores de atendimento e terá um novo sistema de balizamento, formado por uma raia com bóias de 60cm de diâmetro unidas por um cabo amarelo flutuante do lado esquerdo (lado terra). Serão 200 bóias localizadas a 25m de distância uma da outra. Do lado direito, haverá 60 bandeirolas colocadas a 5m de altura na cor laranja, além de bóias dos patrocinadores do evento.

O Corpo de Segurança Terrestre também estará muito bem aparelhado. Terá quatro tendas para atendimentos dos Postos 1 ao 4, cada uma delas com um médico e um técnico, dois leitos e uma ambulância. No total, em terra, serão 12 ambulâncias, sendo quatro UTI´s. Na chegada, será montado um Centro Médico de 108m2, com 15 leitos, quatro médicos, oito técnicos e três enfermeiros. O atendimento médico da Travessia dos Fortes está sob responsabilidade da Golden Cross, em parceria com uma equipe médica do Exército. O hospital de referência é o Miguel Couto.

Caso a organização da Travessia dos Fortes julgue que o mar não ofereça condições seguras para a sua realização, a prova poderá ser substituída por uma disputa restrita aos atletas da classe Elite. Em caso extremo, a prova poderá ser cancelada até duas horas antes da largada, dependendo das condições do mar.

ORIGEM – Criada em 2001 pelo Exército Brasileiro, a Travessia dos Fortes rapidamente ganhou corpo. Dos 700 atletas da edição original, a competição passou a reunir mais de quatro mil inscritos a partir da prova de 2004. A Travessia é composta de três provas distintas – masculina, feminina e atletas portadores de necessidades especiais. As provas são abertas a nadadores a partir de 13 anos de idade (nascidos até 1993) até acima de 85 anos (nascidos em 1921 ou antes). A modalidade maratonaS aquáticas entrou para o calendário dos Jogos Olímpicos em agosto de 2005 e fará parte dos Jogos Pan-americanos Rio 2007.

A Travessia faz parte do calendário 2006 de eventos preparatórios para os Jogos Pan-americanos Rio 2007 e é realizada pelo Exército e pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com coordenação técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e da Federação Aquática do Rio de Janeiro (FARJ).