Com as três medalhas obtidas por Thales Cerdeira (ouro e prata) e Cauê Paciornick Santos (prata), na quarta e última etapa da competição encerrada na noite deste sábado (12), em Santiago do Chile, os nadadores da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) conquistaram um total de oito medalhas no XX Campeonato Sul-Americano Juvenil. Eles integraram a seleção brasileira, que exerceu amplo domínio da disputa, somando 76 medalhas. Os nadadores brasileiros obtiveram 32 vitórias, sem falar nas 26 medalhas de prata e nas 18 de bronze. Com as conquistas das outras quatro modalidades aquáticas – nado sincronizado, pólo aquático, saltos ornamentais e maratonas aquáticas – os brasileiros subiram no pódio 99 vezes (43 ouros/32 pratas/24 bronzes).
A natação brasileira foi campeã em praticamente todas as categorias, perdendo apenas no feminino juvenil A. No masculino desta categoria, o Brasil virou o jogo no último dia frente à Venezuela, a passando por dois pontos. No juvenil B, tanto feminino como masculino, a superioridade foi gritante.
Nesta quarta e última etapa, Thales Cerdeira, da UNISANTA, foi ouro nos 100 metros nado de peito, juvenil B, com a marca de 1m06s54, e ainda ficou com a medalha de prata nos 200 metros nado medley, estabelecendo o tempo de 2m11s51, Nesta prova foi registrada dobradinha nacional, com Lucas Salatta conquistando o ouro e impondo novo recorde continental, com 2m05s65.
Nesta etapa, Cauê Santos, atleta revelado nas categorias de base da UNISANTA, conquistou a sua terceira medalha na competição, com a prata nos 50 metros nado livre, juvenil A. Na fase anterior, Cauê havia conseguido suas duas primeiras medalhas:uma de bronze, nos 100 metros nado livre, juvenil A, com 55s42, e uma de prata no revezamento 4×100 metros nado medley juvenil A, com 4m12s42, ao lado de Cauê Silva, Rodrigo Silva e Marcos Macedo. Tamiris Nascimento ficou com a prata nos 50 metros nado livre, juvenil B, com o tempo de 27s10. A dobradinha brasileira na prova foi estabelecida pelo ouro e recorde de campeonato de Ana Coan, com 26s81.
Na primeira etapa, Rebeca Bretanha, sagrou-se campeã sul-americana, integrando a equipe do revezamento 4×100 metros nado medley, juvenil B,. Rebeca atuou ao lado de Fernanda Okita, Gabriela Silva e Bruna Turi. Juntas, elas registraram a marca de 4m26s09. A equipe da Argentina ficou em segundo, com 4m31s39, seguida pelo Peru, com 4m33s36. Ainda pelo torneio continental, Rebeca sagrou-se vice-campeã na prova dos 200 metros nado de costas, com o tempo de 2m23s90. A medalha de ouro ficou para a colombiana Laura Gomez, com 2m23s65. Carolina Colorado, também da Colômbia, fez o terceiro melhor tempo, com 2m25s95, ficando com o bronze.