A experiente Monique Ferreira e o calouro Conrado Chede, nadadores da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), competem nesta sexta-feira (7/04), no terceiro dia de finais do 8o. Campeonato Mundial de Piscina Curta, desenvolvido em Xangai, na República Popular da China. O Mundial se estende até domingo (9/04).

Eles participam das versões feminina e masculina dos 400 metros nado livre. Já no sábado (8/04), Eduardo Fischer participará dos 50 metros estilo peito. E fechando a participação dos atletas da UNISANTA, no domingo (9/04), Conrado Fischer compete nos 1500 livres, enquanto Eduardo Fischer compõe a equipe brasileira do 4×100 quatro estilos.

Após as duas primeiras etapas, o melhor desempenho de atletas da UNISANTA, em Xangai, foi de Georgina Bardach, a latino-americana de melhor desempenho no primeiro dia de finais do Mundial de Piscina Curta. Competindo pela Argentina, Georgina foi a sétima colocada na final dos 400 metros nado medley, prova na qual obteve medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas.

Ainda nesta abertura da competição, mais dois nadadores da Universidade Santa Cecília (ambos competindo pelo Brasil), estiveram em ação. Monique Ferreira integrou a equipe nacional do revezamento 4×200 metros nado livre, que ficou em nono lugar, com o tempo de 8m04s98. Além de Monique, a equipe brasileira teve Mariana Brochado, Joanna Maranhão e Paula Baracho.

Eduardo Fischer, também da UNISANTA, não conseguiu chegar às semifinais dos 100 metros nado de peito. Ele terminou com o 22o. tempo das eliminatórias, com 1m00s53, a 34 centésimos de uma vaga na segunda fase da disputa. Ele ainda tem chances nos 50 peito, sua maior especialidade.

OURO PARA KAIO – O paraibano Kaio Márcio de Almeida conquistou na manhã desta quinta-feira a primeira medalha de ouro para o Brasil no Mundial de natação em piscina curta, em Xangai, na China. O recordista mundial dos 50m borboleta comandou quase a prova inteira e venceu os 100m borboleta, marcando o tempo de 51s07.

A medalha de prata ficou com Albert Subirats, da Venezuela, com 51s23, e o bronze com Jayme Cramer, dos Estados Unidos, que marcou 51s53.

Já o revezamento 4x200m livre masculino do Brasil melhorou seu próprio recorde sul-americano ao terminar na quinta posição, com 7m06s09. O quarteto foi formado por Rodrigo Castro, César Cielo, Thiago Pereira e Lucas Salatta. O antigo recorde era de 7m06s64, que garantiu a medalha de bronze no Mundial de Indianápolis, em outubro de 2004.