Depois de inúmeras rodadas de negociações, a nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Georgina Bardach, maior nome da natação latino-americana feminina, voltou atrás em sua decisão de não defender a Argentina nos Jogos Sul-Americanos (Odesur), a serem realizados de 15 a 18 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina. Outro grande nome da natação daquele país, Juan Meolans, também recuou e competirá.

A nova situação reflete a vitória das duas maiores expressões da natação argentina no duelo travado com o atual técnico de sua seleção, Daniel Garimaldi, já que a Confederação Argentina de Desportes Aquáticos (CADDA) resolveu atender a reivindicação de Georgina e Meolans, reconvocando quatro nadadores cortados por Garimaldi.

Com isso, a natação argentina superou a sua pior crise da história como a própria imprensa nacional chamou. A CADDA, por intermédio de sua presidente, Monica Brochero, anunciou a decisão de revogar o corte dos quatro atletas do River Plate (Eduardo Otero, Manuela Morano, Nadia Colovini e Cecilia Bertoncello), assim como o seu técnico, Rodolfo Sacco, também desligado da comissão por Garimaldi.
.

Com a volta destes atletas, Georgina e Meolans retornam à seleção e os argentinos vão nadar completos nos Jogos ODESUR. A decisão da CADDA ocorreu após forte pressão da Secretaria de Desporto Argentino, por intermédio de seu secretário, Cláudio Morresi, que intercedeu com o propósito de colocar a melhor equipe argentina possível na água.