A história se repete. Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) tem uma de suas nadadoras como campeã paulista absoluta de águas abertas. Desta vez, quem levantou o título, com oito primeiros lugares em dez provas disputadas, foi Juliana Tiemy Tanaka, atleta de 24 anos, 12 deles dedicados a natação, sendo cinco às águas abertas. Na temporada passada, o título havia ficado com Daniele Ramalho, com Juliana, que participou apenas de três provas, terminando em quinto lugar. Agora, em 2005, Daniele ficou me quinto.
“Desta vez, deu para conciliar melhor minha participação no Circuito Estadual de Águas Abertas com as competições na piscina. Tenho muito a agradecer ao Márcio (Latuf, seu técnico), à Rosa (do Carmo José, coordenadora de natação da UNISANTA) e ao meu pai (Frank). Eles foram imprescindíveis para que eu alcançasse sucesso”, destaca Juliana.
Ela lembra que tanto o Márcio como a Rosa foram compreensíveis, entendendo suas necessidades de adequação de datas, da mesma forma como ressalta a figura do pai: “Ele me deu toda a força do mundo, levando-me para os lugares mais distantes e marcando efetivamente sua presença em todas as provas”.

INÍCIO – Sem esconder que, apesar do título de campeã paulista absoluta de águas abertas, ainda mantém vivo um certo temor em competir fora das piscinas, Juliana diz que começou a participar de provas do gênero há cinco anos, quando ainda competia por São Caetano. “Foi o Mirko, meu técnico na época, quem me incentivou, dizendo que isso poderia ajudar no meu rendimento na piscina. No começo foi difícil., já que um medo era muito grande, mas consegui superar em parte e os resultados foram surgindo”.
A um ano de se formar em Fisioterapia, Juliana, tem planos de dedicar-se quase que exclusivamente às provas de águas abertas, buscando obviamente uma possível vaga em uma equipe brasileira nos Jogos Olímpicos de 2008 (Pequim) e até mesmo Pan-Americanos, no Rio, em 2007.
“No final de 2006, vou estar me formando, e já no início de 2007 talvez eu já possa encarar esse desafio, dando maior ênfase às águas abertas”, afirma, lembrando que as provas de 5 e 10 KM (distância olímpica) são as suas preferidas. “Quanto a nadar em rios ou no mar não tenho uma preferência definida. Tem muita gente que prefere os rios por serem aparentemente mais calmos, mas já encarei provas em mar agitado sem maiores problemas. Acredito que não tenha me saído assim tão bem na segunda etapa da Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Câmara Agondi, não pelas condições desfavoráveis do mar, mas por ter me perdido um pouco”, enfatiza.
Juliana terminou a temporada de águas abertas como primeira colocada do ranking absoluto, com um total de 164 pontos, 21 a mais que a segunda classificada, Larissa Nishimura, do Pro-Record, que fez 143. Daniele Ramalho, campeã de 2004, encerrou a temporada na quinta colocação, com 123 pontos.