A Universidade Santa Cecília (UNISANTA terá uma representante na Copa Latina de Natação, a ser realizada de sexta-feira (28/04) a domingo (30/04), no Complexo Aquático do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Pela UNISANTA, compete Amanda Armelau.

O outro atleta da UNISANTA convocado, Conrado Chede, abdicou da participação, em razão de estar se recuperando de uma forte gripe, que o deixou bastante debilitado. Essa gripe foi contraía ainda em Xangai, durante o 8o. Mundial de Piscina Curta

A Comissão Técnica da UNISANTA entendeu que a participação do atleta nas atuais condições implicaria em um desempenho abaixo da média tanto na Copa Latina quanto no Troféu José Finkel, marcado para maio, já que sua recuperação seria comprometida. A argumentação foi plenamente aceita pela CBDA.

No 8º. Mundial de Piscina Curta, em Xangai, Chede foi um dos destaques na prova dos 1500 metros nado livre. Com o tempo de 15m06s80, ele foi o segundo melhor entre os latino-americanos na prova, superado apenas pelo recordista sul-americano, Ricardo Monastério, da Venezuela, com 15m04s29. O nadador da UNISANTA ficou com o décimo melhor tempo no Mundial, enquanto Monastério obteve a oitava colocação.

Ainda em Xangai, Chede ficou a apenas dois centésimos de segundos da final dos 400 metros. Nas eliminatórias dos 400 livres, ele marcou 3m47s47, contra 3m47s45 do oitavo colocado, o italiano Nicola Cássio.

O regulamento da Copa Latina permite a inscrição de atletas nascidos a partir de 1986 no masculino e a partir de 1988 no feminino, com no máximo 12 nadadores em cada sexo por país. Foi numa Copa Latina, a de 2002, em Madri, que alguns brasileiros se firmaram de vez para carimbar o passaporte em futuras delegações, caso do recordista e campeão mundial Kaio Márcio e das atletas olímpicas e recordistas sul-americanas Mariana Brochado e Rebeca Gusmão; e também do velocista Guilherme Roth, finalista no último Mundial em Piscina Curta de Xangai.

Com a participação de 19 países, a importância do evento para a natação brasileira se traduz na vinda de fortes equipes européias, que atende aos interesses de dar intercâmbio aos novos valores nacionais que poderão compor futuras equipes olímpicas.

Os países participantes da Copa Latina 2006 são: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, Honduras (a confirmar), Itália, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, San Marino, Uruguai e Venezuela.