Ganhador da primeira etapa do Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi, o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Luiz Lima, venceu, neste domingo (13/11), os 5 quilômetros da etapa do Brasileiro de Maratonas Aquáticas, em Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, e diz que pensa em se especializar na modalidade a partir de 2006. Luiz completou a distância em 57m06.

Ao final da prova, apesar do cansaço, Luiz Lima, medalhista pan-americano e nadador em dois Jogos Olímpicos (Atlanta e Sydney), admitiu a possibilidade de dedicar-se às provas de águas abertas a partir de janeiro de 2006. “Estou muito cansado! Fico imaginando como devem ser os 10 quilômetros. Penso em me dedicar exclusivamente às maratonas aquáticas a partir de janeiro de 2006. Para ter chance de brigar nos Jogos Olímpicos não dá para dividir com a piscina. É um treinamento completamente diferente”.

Luiz Lima é tricampeão da Travessia dos Fortes e já nada maratonas há alguns anos paralelamente às competições na piscina. A entrada do esporte nos Jogos Olímpicos abriu uma nova perspectiva. Mas o atleta da UNISANTA sabe que não terá vida fácil na nova empreitada. Os gaúchos Guilherme Bier e Carlos Eduardo Pavão, além dos baianos Fábio Lima e Luiz Oliveira, já estão no circuito brasileiro há anos e têm muita experiência internacional.

No próximo domingo (20/11), Luiz estará brigando pelo tetracampeonato da Travessia dos Fortes, entre Copacabana e o Leme, no Rio de Janeiro. Já no dia 26/11 (sábado), ele estará novamente em ação, participando da terceira etapa do Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi.

“Venci a primeira etapa, mas por força de uma infecção na garganta não pude estar presente na segunda etapa. Mas agora vai ser diferente, vou encarar os 10 quilômetros desta nova etapa com muita disposição”.

DISTÂNCIA OLÍMPICA – Essa terceira etapa do Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi será a primeira prova no Brasil após a oficialização das maratonas aquáticas por parte do Comitê Olímpico Internacional (COI) e Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA). Assim, a exemplo do que ocorrerá nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, a prova terá 10.000 metros, mesma distância das maratonas aquáticas olímpicas.

O Projeto é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença, e apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação. Arbitragem e supervisão técnica estão a cargo da Federação Aquática Paulista. O árbitro geral é Igor de Souza, da Federação Internacional de Natação (FINA).

A etapa tem uma dotação de R$ 6.000,00, sendo que haverá premiação em dinheiro para os cinco melhores da categoria masculina e as três primeiras colocadas da feminina. Essa distribuição de prêmios obedece ao percentual de participantes (homens, 70% e mulheres, 30%). Assim, nas duas categorias, os primeiros colocados receberão R$ 1.300,00, cada segundos, R$ 800,00, cada, e terceiros, R$ 550,00 cada. Apenas no masculino, caberá R$ 400,00, ao quarto colocado e R$ 300,00, ao quinto colocado.
A premiação desta terceira etapa tem um reajuste médio de 30% em relação à primeira, quando os campeões receberam R$ 1.000,00, cada. Outra novidade fica por conta da presença de um caiaque acompanhando cada um dos competidores. Para facilitar a identificação dos atletas, cada canoeiro portará um colete com o mesmo número de inscrição do competidor.

Os canoeiros ficarão encarregados de proceder à hidratação e alimentação dos atletas, dentro das normas internacionais de maratonas aquáticas. A prova serve de seletiva para a definição dois oito atletas que terão a honra de participar do desafio de cerca de 40 quilômetros entre a Laje de Santos e a Baía de Santos, em 26 de janeiro de 2006.

Criado com a finalidade de homenagear uma das mais notáveis nadadoras de águas abertas do mundo, Renata Agondi, o Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi é uma realização Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença e apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Estado da Juventude e Esportes), Prefeitura Municipal de Santos (Semes e CET), Capitania dos Portos de São Paulo, 17o. Grupamento de Bombeiros, Parque Marinho Laje de Santos, Engeplus, Bandeirante Emergências Médica (BEM). Energil Sport, Power e Estrada Transportes. O Hotel Avenida é o hotel credenciado pela Comissão Organizadora para hospedar os atletas vindos de outras cidades e estados.