Líder invicto do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Luiz Lima, vê com otimismo a possibilidade de representar o Brasil no Pan Rio 2007, na prova dos 10 KM. Mais do que acostumado a nadar em Copacabana, palco das seletivas e da própria competição pan-americana, o atleta espera assegurar a vaga.

“Vai ser na minha terra, mas não é garantia de nada. Esta seletiva vai ser emocionante pois é na base do vai ou racha, com só o campeão entrando. Tomara que tenha mais uma vaga para o vice. É como na seletiva dos Estados Unidos para as Olimpíadas”, disse Luiz. “Por isso vou dar o máximo para garantir a chance de representar meu País”.

O Comitê Consultivo de Maratonas Aquáticas da CBDA definiu, nesta quarta-feira (10/05), os critérios para a escolha dos atletas que representarão o país, nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. O esporte deve abrir a competição que reunirá as nações das três Américas, com uma prova de 10 KM na praia de Copacabana, em julho do ano que vem.

A Seletiva Pan-Americana de Maratonas Aquáticas Rio 2007 ocorrerá no mesmo local do Pan, ou seja, em Copacabana, no dia 12 de maio de 2007. Serão convocados, o campeão e a campeã desta prova já que, até o momento, o Comitê Organizador dos Jogos (CO-RIO2007) informou que o Brasil tem apenas uma vaga no masculino e uma no feminino garantidas.

Existe a possibilidade deste número de vagas aumentar de uma para duas em cada categoria e, neste caso, serão convocados também o vice-campeão e a vice-campeã da Seletiva Pan-Americana.

No entanto, os atletas terão um caminho a percorrer até chegar à largada da Seletiva, em maio do ano que vem. Os 40 atletas (no máximo) que participarão da prova classificatória para os Jogos Pan-Americanos sairão de duas provas de 10 km, uma no dia 5 de agosto deste ano e válida como oitava etapa do Campeonato Brasileiro em vigor. A outra ocorrerá no dia 23 de março de 2007, ambas em Copacabana.

Até a definição das vagas para o Pan Rio 2007, Luiz Lima tem pela frente o desafio de conquistar o inédito título de campeão brasileiro de maratonas aquáticas. Até aqui, ele venceu as cinco etapas disputadas, sendo quatro no Sul e uma no Nordeste.