O nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Luiz Lima, líder invicto do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, obteve medalha de bronze, nesta quarta-feira, em Salinas, no Equador, na prova dos 5 KM do 2o. Pan-Americano de Águas Abertas, com o tempo de 58m27.

Na versão feminina da prova, a capixaba Maria da Penha Cruz, a Pepenha, do Álvares Cabral/ES e atual campeã brasileira, chegou em segundo lugar, com o tempo de 1h04m07. O Pan-Americano de Salinas, com a participação de 11 países, termina na sexta-feira (19/5), com a prova dos 10 mil metros, e a participação de Luiz Lima, Fábio Lima, Maria da Penha Cruz e Pâmela Engel, pela equipe brasileira.

Os ganhadores desta prova dos 5 KM foram os norte-americanos Erica Rose, em 1h03m00 e Chip Peterson, em 57m34. A argentina Maria Celeste Puñet, que duelou com Pepenha nos 10 km do Sul-Americano de Cartagena, em março passado, com vitória para a brasileira, terminou na terceira posição em Salinas, com 1h04min37.

No masculino, um antigo rival de Luiz Lima também migrou para as água abertas e ficou à sua frente, ao chegar em segundo lugar. Trata-se do venezuelano Ricardo Monastério, com a marca de 58min08. Monastério foi quem quebrou os recordes sul-americanos de Luizinho nos 1500m livre em piscina curta e longa e nos 400m livre em piscina olímpica.