Apontada como um dos destaques da natação brasileira na temporada passada, a nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Monick Avelino Perez, 19 anos, será a única mulher entre os oitos nadadores que tomarão parte do desafio de 20 KM da quarta e última etapa do Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Câmara Agondi, a maior competição em águas abertas do Brasil. A disputa está marcada para o próximo dia 26, data de mais um aniversário da Cidade de Santos, com largada a partir das 9 horas, de Praia Grande, e chegada em Santos, na Ponta da Praia, nas imediações do Aquário Municipal.

Monick, que competirá ao lado de mais três companheiros de equipe, Juan Pereyra, Thiago Tognozzi e Israel Peressim Murat, álem de Glauco Rangel e Custódio Leite Ribeiro, os dois do Paulistano; Raul Porto Andrade Júnior, da Aquatic Baroni, e José Belarmino Souza Filho, da Unimonte, sabe das dificuldades que terá pela frente, mas se mostra tranqüila.

“Na etapa anterior, de 10 KM, foi muito difícil não apenas vencer entre as mulheres, mas sobretudo completar a distância, bastante puxada. Agora, vou ter pela frente o dobro do percurso, mas acredito que possa ao menos tentar concluí-lo”.

Ela lamenta que a prova não tenha outras integrantes do sexo feminino, mas ao mesmo tempo admite que isso possa servir como um estímulo a mais para que alcance um bom resultado. “O fato de estar competindo com adversários homens é algo inédito, mas tende a ser gratificante e favorável, já que, embora eu tenha de buscar ao menos completar a prova, a maior responsabilidade pende para o lado mais forte, neste caso o time masculino, infinitamente superior em termos quantitativos”.

Além de ter vencido a terceira etapa e de ter conseguido o segundo lugar nas primeira e segunda etapas do Projeto, Monick destacou-se em 2005 nas provas longas dos campeonatos paulistas e brasileiros da categoria júnior e nos Campeonatos Absoluto Paulista e Open Brasileiro, figurando ao término da temporada entre os melhores índices técnicos nacionais.

Apesar da pouca idade, ela é apontada como uma das feras da natação brasileira de longa distância, sendo bastante cotada para figurar na seleção brasileira em Mundiais, Jogos Pan-Americanos e Jogos Olímpicos. Monick fará parte da seleção nacional na Copa do Mundo, marcada para a segunda quinzena de fevereiro, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

PREMIAÇAO – Para essa quarta etapa, está definida uma bolsa de R$ 11.100,00, assim rateada: primeiro colocado, R$ 4.000,00; segundo, R$ 2.500,00; terceiro, R$ 1.5000,00; quarto, R$ 800,00; quinto, R$ 700,00; sexto; R$ 500,00; sétimo, R$ 400,00, e oitavo, R$ 300,00. A representante feminina receberá ainda uma bonificação de R$ 500,00. O prêmio em dinheiro só será pago em caso de o atleta completar o percurso. O mesmo diz respeito à bonificação. Em caso de desistências durante a prova, os prêmios destinados aos desistentes serão rateados por igual entre os demais participantes, segundo convenção internacional. Caberão ainda troféus aos participantes que completem a distância prevista.

Como parte da programação desta quarta e última etapa do Projeto serão realizadas simultaneamente a IX Travessia José Ricardo Carvalho de Oliveira e a inédita I Copa Cidade de Santos de Pólo-Aquático no Mar, envolvendo equipes da Cidade, Capital e Interior. Com largada e chegada defronte ao Aquário Municipal, a nona edição da Travessia José Ricardo de Carvalho Oliveira será disputada a partir das 9h30, como abertura do Circuito Metropolitano de Águas Abertas. A disputa terá a participação de 600 atletas. Além de homenagear postumamente outro nadador da UNISANTA, como Renata Agondi, ela também faz parte das comemorações de mais um aniversário da Cidade.

A partir das 9 horas, em campo especialmente demarcado junto ao Píer dos Pescadores, também nas proximidades do Aquário Municipal, serão disputadas as partidas da inédita Copa Cidade de Santos de Pólo Aquático no Mar. A competição pretende envolver equipes femininas e masculinas da Cidade (Internacional de Regatas), Capital e Interior, em disputa do Troféu Família Agondi, já que Roberto Agondi, irmão de Renata, é também adepto desta modalidade.

Criado com a finalidade de homenagear uma das mais notáveis nadadoras de águas abertas do mundo, Renata Agondi, o Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi é uma realização Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença. Patrocínio – Banco Itaú, Life Fitness, Prefeitura Municipal de Praia Grande e Engeplus. Apoio – Sistema A Tribuna de Comunicação, Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Estado da Juventude e Esportes), Prefeitura Municipal de Santos (Semes e CET), Capitania dos Portos de São Paulo, 17o. Grupamento de Bombeiros, Parque Marinho Laje de Santos, Bandeirante Emergências Médica (BEM), Energil Bebidas Energéticas e Estrada Transportes, 2o. Batalhão de Infantaria Leve e 2o. Grupo de Artilharia Antiaérea (2o. GAAAe)