Os maiores destaques das duas primeiras etapas do Projeto Travessia Laje de Santos/Renata Câmara Agondi, maior competição em águas abertas do Brasil, participam neste domingo (20), a partir das 9h30, da Travessia dos Fortes 2005, na Praia de Copacabana. A competição terá quatro mil inscritos, porém, 60 homens e 50 mulheres foram indicados, de acordo com o ranking de Maratonas Aquáticas da CBDA e com participações anteriores na Travessia, para formar o pelotão de elite da prova. A Travessia dos Fortes 2005 terá sua largada no Forte de Copacabana e chegada no Forte Duque de Caxias, no Leme, em aproximadamente 3.800 metros de prova.
Entre os componentes do pelotão de elite da prova, estão Monique Ferreira (UNISANTA), vencedora das duas primeiras etapas do Projeto; Luiz Lima (UNISANTA), vencedor da etapa inicial ; Rafael Gonçalves (UNISANTA), segundo colocado da primeira etapa; Guilherme Bier (Grêmio Náutico União), segundo colocado da segunda etapa e pentacampeão brasileiro de Maratonas Aquáticas; Glauco Rangel, terceiro colocado na segunda etapa e campeão paulista de águas abertas, e Natalia Iakovleva (Minas Tênis), sexta colocada na segunda etapa do projeto. Também competem pela UNISANTA outros três destaques do Projeto: Juan Pereyra, campeão da segunda etapa e terceiro da primeira; Monick Avelino Perez, segunda colocada nas duas etapas, e Israel Peressim Murat, quarto colocado na segunda etapa.
O Projeto Travessia Laje de Santos/Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença, e apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação. Arbitragem e supervisão técnica estão a cargo da Federação Aquática Paulista. O árbitro geral é Igor de Souza, da Federação Internacional de Natação (FINA).

EM DEFESA DOS TÍTULOS – Os atletas da UNISANTA, Luiz Lima e Monique Ferreira, defendem no Rio de Janeiro, os títulos de campeões da Travessia dos Fortes, conquistados na temporada passada. Luiz Lima, inclusive, é o vencedor das últimas três edições da Travessia dos Fortes.
Luiz Lima, de 27 anos, é um atleta experiente com duas participações em Jogos Olímpicos (Atenas-96 e Sydney-2000) que está ganhando novo fôlego com a inclusão da maratona Aquática no Programa Olímpico. “Acho a Travessia dos Fortes uma prova sensacional porque não reúne tão somente nadadores profissionais. Você vê um monte de atletas de final de semana disputando a prova em Copacabana, um dos maiores cartões-postais do Rio de Janeiro. É uma emoção especial”, disse Lima.
Já Monique Ferreira está otimista: “Na Travessia dos Fortes do ano passado eu não era favorita e venci. Este ano estou mais confiante, vou competir para vencer”, disse a nadadora, que integrou a equipe feminina finalista nos 4x200m livre nos Jogos de Atenas-2004.
Criado com a finalidade de homenagear uma das mais notáveis nadadoras de águas abertas do mundo, Renata Agondi, o Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi é uma realização Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença e apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Estado da Juventude e Esportes), Prefeitura Municipal de Santos (Semes e CET), Capitania dos Portos de São Paulo, 17o. Grupamento de Bombeiros, Parque Marinho Laje de Santos, Bandeirante Emergências Médica (BEM). Energil Sport, e Estrada Transportes e 2o. Grupo de Artilharia Anti-Aérea (2o. GAAAe). O Avenida é o hotel credenciado pela Comissão Organizadora para hospedar os atletas vindos de outras cidades e estados.