O coordenador técnico da natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e integrante da Comissão Técnica da Seleção Brasileira da modalidade, Márcio Latuf, faz uma avaliação positiva da I Clínica Pan-Americana CBDA / COB/ CORREIOS de Natação, desenvolvida em Brasília, desde segunda-feira (10/10). As atividades se estendem até domingo (16/10)

“O volume de trabalho é alto, pois as atividades começam às 7 da manhã e só terminam por volta das 21 horas, com as reuniões e palestras. No entanto, posso definir como excelente o que ocorreu até o momento”, destacou Latuf.

Os 38 atletas já passaram por testes de força, filmagens sub-aquáticas, medições, musculação e avaliações psicológicas, além da parte teórica com apostilas e palestras. A Clínica Pan-Americana está reunindo pela primeira vez para uma preparação intensiva os atletas que hoje possuem as maiores chances de convocação para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Esta é a primeira de cinco clínicas que a CBDA pretende realizar com a elite da natação nacional até a estréia no Pan do Rio.

A Clínica está sendo coordenada pelo supervisor técnico de natação da CBDA, Ricardo de Moura, e conta com os cinco técnicos da Comissão Técnica Permanente (CTP) Alberto Silva, Leodegário Arruda, Ricardo Carvalho, Márcio Latuf e Omar González. Participam ainda devido aos resultados técnicos de seus atletas João Reinaldo (Nikita), Willians Manso, Marco Veiga, Hugo Lobo Filho e Fernando Vanzella.

UNISANTA PRESENTE – Além do técnico Márcio Latuf, a UNISANTA está representada em Brasília por quatro atletas e mais dois integrantes de sua Comissão Técnica. Monique Ferreira, Monick Avelino Perez, Eduardo Fischer e Joel Moraes Santos Júnior são os atletas da UNISANTA chamados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. Além deles, também participam pela UNISANTA, o psicólogo João Carlos de Barros e o médico Marcus Berhnoeft, todos da Comissão Técnica Permanente da seleção brasileira de natação.

Entre tantas novidades da Clínica Pan-Americana estão a avaliação cardiovascular e pulmonar dos atletas. A Dra. Renata Castro, que é cardiologista, e a pneumologista Iara Fiks, especialista em pneumologia pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, serão as responsáveis.

A avaliação cardiológica vai seguir o protocolo sugerido pela maioria das instituições de medicina esportiva no Brasil e no exterior. O objetivo é detectar se existem atletas com risco de morte súbita na prática esportiva. Muitas vezes surgem problemas pequenos, mas que precisam ser tratados. Uma coisa muito interessante será a análise pulmonar da Dra. Iara. Apenas para citar um exemplo, a Austrália descobriu com esses exames que 25% dos seus atletas apresentam algum distúrbio respiratório relacionado ao esforço. Para o atleta de alto rendimento, que vive no limite lutando por centésimos, isso pode fazer toda a diferença.

Segundo a Dra. Renata, a avaliação pulmonar está muito relacionada ao controle de doping: “Pode ser detectado, por exemplo, uma broncoconstricção induzida pelo exercício. Eu entro nisto porque os medicamentos usados no tratamento são todos proibidos no controle de doping, mas a FINA autoriza caso o diagnóstico seja comprovado por um laudo após exames bem específicos como os que vamos fazer”. A Dra. Renata Castro estará na Clínica Pan-Americana na sexta-feira e no sábado (14 e 15/10).

RADIOGRAFIA – A Clínica Pan-Americana de Natação pretende fazer uma radiografia completa do grupo com testes e análises que ao todo vão extrair 92 dados de cada atleta. O trabalho é inédito no País e será repetido no mínimo outras quatro vezes até a estréia no Pan-Americano do Rio de Janeiro.

Em Brasília, também serão passadas as estratégias para as competições, os critérios de convocação, as regras e os cuidados com o antidoping e as etapas a serem cumpridas. Com este objetivo, uma equipe de 17 profissionais acompanhará os atletas.

“A intenção é que ao final deste primeiro encontro, o nadador tenha todas as informações e a motivação necessária para trabalhar por uma grande performance neste ciclo olímpico. Os técnicos também terão dados suficientes para aprimorar cada detalhe. Vamos falar sobre a história do Pan-Americano, de sua importância no contexto atual, enfim, será algo muito completo”, disse o supervisor técnico da CBDA e coordenador da Clínica, Professor Ricardo de Moura.

A programação do evento prevê teoria e prática. Na parte teórica, serão detalhados, entre outras coisas, o programa da competição, o caminho da convocação (critérios), o programa de trabalho e a monitoração. Na prática, os nadadores terão avaliação técnica, física e funcional, trabalho físico com musculação, treinamento, testes psicológicos, de bioimpedância, função pulmonar e medidas antropométricas, entre outros.JOEL EM DURBAN – O velocista Joel Moraes dos Santos Júnior integrará a seleção brasileira de natação na etapa de Durban, África do Sul, da Copa do Mundo de Natação 2005/2006. Esta etapa, a ser desenvolvida de 11 a 13 de novembro, abrirá a série de disputas da Copa do Mundo.

No total, serão disputadas oito etapas, com a última delas ocorrendo de 10 a 12 de fevereiro de 2006, em Belo Horizonte (MG). Joel também estará nesta etapa brasileira.