Em uma competição pautada pela organização precária, na qual faltaram bóias, barcos e caiaques guias, o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Luiz Lima, líder invicto do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas, superou neste domingo (02/07), mais um desafio. Ele venceu a sétima etapa consecutiva no Campeonato Brasileiro de Águas Abertas, mantendo sua invencibilidade na competição, e ainda por cima garantiu vaga na prova de 10 quilômetros do Mundial de Maratonas Aquáticas, em Nápoles.

Neste domingo (02/07), o atleta da UNISANTA venceu a Travessia de Inema, disputada em 10 mil metros, em Salvador, na Bahia. “Foi uma competição difícil, tanto pelas condições do mar, bastante agitado, quanto pela falta de estrutura de apoio”, destacou o nadador, que compensou a frustração da derrota brasileira para a França, nas quartas-de-final da Copa do Mundo Fifa, na Alemanha, com mais uma grande conquista.

“Completei os 10 km da prova em 2h08m, que me garantiram a vaga na prova dos 10 KM do Mundial de Nápoles”, afirmou Luiz, que já havia assegurado sua participação nos 5 KM do Mundial, na etapa anterior do Brasileiro, a Travessia de Palmas, em Palmas, Tocantins, há uma semana.

Luiz ressaltou que os organizadores pecaram por não oferecer aos atletas o apoio desejado. “Houve muita queixa e alguns recursos de competidores que se sentiram prejudicados, mas não posso deixar de festejar. O Brasil não trouxe o hexa, mas já tenho garantido o hepta, em uma alusão a sua sétima vitória consecutiva no Nacional”.

Atrás de Luiz Lima, chegaram o baiano Allan Lopes do Carmo e Fábio Lima; No feminino, a vitória, mais uma vez, pertenceu a Poliana Okimoto. Monick Avelino Perez, também da UNISANTA terminou em quinto lugar.

Nesta temporada, além da seqüência de vitórias no Brasileiro, o nadador da UNISANTA obteve medalhas de bronze nas provas de 5 e 10 KM do Pan-Americano de Águas Abertas, em Salinas no Equador.