Fortes emoções e seis horas de nado em mar aberto agitaram a Praia do Boqueirão, em Santos, neste sábado (07/10). Na mais disputada prova do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, nesta temporada 2006, Luiz Lima, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) chegou a sua nona vitória, ratificando sua condição melhor nadador em águas abertas do Brasil.

A prova, válida como 11ª. etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, foi realizada dentro da segunda etapa da II Travessia Renata Câmara Agondi, a maior e mais importante competição de águas abertas do Brasil, que incluiu ainda as disputas de 1 e 3 km do Campeonato paulista de Maratonas Aquáticas, em sua nona etapa. Cerca de 1.500 atletas participaram, representando mais de 70 entidades de nove Estados.

Luiz Lima e o baiano Allan Lopes do Carmo, do Aceb/Faz Atleta/Ortobom, travaram um acirrado duelo, braçada a braçada, culminando com a vitória de Luiz, em 2h17m56. No feminino, a vitória nos 10 km, pertenceu a jovem revelação baiana Ana Marcela de Jesus Soares Cunha, de apenas 14 anos, do Con/Sedesb/Larco/Faz Atleta, com o tempo de 2h27min59 seguida pela nadadora da UNISANTA, Monick Perez, com 2h34m52.

Essa prova serviu ainda definição dos 20 nadadores (10 homens e 10 mulheres) que terão a honra de representar o Brasil na terceira etapa da II Travessia Renata Câmara Agondi, em 26 de janeiro de 2007, na abertura da World Cup Fina 2007, Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas.

MUITO DÍFÏCIL – Exausto, Luiz Lima definiu a prova como “muito difícil”, principalmente nos 4 mil metros finais. “Sinceramente, eu esperava fazer uma competição mais cadenciada, mas o Allan imprimiu um ritmo bastante forte, o que me obrigou a acelerar também”, justificou.

O campeão ainda definiu a disputa como a mais disputada dentro da temporada. “O nível técnico foi muito alto, o que me deixa ainda mais satisfeito”, afirmou, lembrando que restam ainda três provas e que todas serão disputadas no Estado do Rio de Janeiro, onde ele se mostra imbatível. “No ano passado, venci tanto no Rio de Janeiro, como na cidade de Rio das Ostras”.

Maior adversário de Luiz Lima, em provas do Brasileiro, o baiano Allan disse que não esperava um desempenho tão bom. “Tive uma semana complicada, com muitas provas escolares (ele cursa o 2º. Ano do ensino médio, em Salvador) e não pude me dedicar aos treinos como gostaria”. Allan ficou em segundo lugar, com o tempo de 2m18s02.

Quanto ao futuro, Allan só pensa em terminar bem o Brasileiro e partir para disputa de uma das vagas para os Jogos Pan-Americanos Rio 2004. “Depois, vou tentar uma vaga em Pequim 2008”.

Ainda no masculino, Glauco Rangel, do Mesc/São Bernardo, foi o terceiro colocado, com o tempo de 2h22m02. “No início da prova e até a primeira metade, deu para me manter entre o Luiz e o Allan. Depois, tive que lutar bastante para assegurar o terceiro lugar. Não deu para acompanhar o ritmo dos dois”. Completaram o pódio, Samuel de Bona, do Clube Náutico União, de Porto Alegre/RS, com 2h22m39, e Ricardo Kojima, da UNISANTA, com 2h25m02.

TRANQUILA – Já a jovem revelação baiana Ana Marcela Cunha teve uma prova bastante tranqüila. Isso a ponto de manter a ponta do começo ao fim. “Depois de contornar a segunda bóia, percebi que não teria adversárias que me impedissem de vencer, o que me deixou mais segura”.

Ela admitiu que as ausências de Poliana Okimoto, vice-campeã mundial dos 5 e 10 km e grande nome do Brasileiro, além da experiente Maria da Penha Cruz, a capixaba Pepenha, a deixaram mais à vontade, mas fez questão de destacar o valor das competidoras que teve pela frente.”Tanto a Monick quanto a Fernanda são nadadoras de excelente nível, mas sem tanta experiência em provas deste tipo”.

Ana Marcela garante que não pretende trocar a Bahia por um Estado do Sul ou Sudeste.”Em Salvador tenho a força dos meus pais e um substncial apoio dos patrocinadores. Quero sim chegar às olimpíadas, competindo pela Bahia”, acrescentou.

Para a segunda colocada, Monick Avelino Perez, a prova foi muito desgastante, “sobretudo em função de ter sido disputada em uma raia triangular e não em linha reta como das vezes anteriores. Em determinados momentos, me vi acuada e perdida. Mas valeu pela experiência”.

Ao contrário de Monick, a terceira colocada, também da UNISANTA, Fernanda Reis Marinho, gostou de competir em uma raia triangular. “Nas provas em linha reta, você não tem uma definição exata de parâmetros. Na raia, você pode dosar melhor e administrar seu rendimento”. Afirmou. Fernanda completou a distância em 2h36m18, seguida ainda por Letícia Camargo Magno, do Grêmio Náutico União, com 2h39s29, e Bruna Cavalcante, do Aceb/BA, com 2h39m41.

Na classificação geral de clubes, que contabilizou todas as categorias de petiz a master, a Natação Taquaral, de Assis, ficou com o primeiro lugar nas provas de 3 e 10 KM, com 489 pontos, seguida pelo Clube Gran São João, com 357; Circulo Militar, 211, UNISANTA, 134 e Aramaçan, 69.

A UNISANTA venceu na soma de pontos da prova de 1 KM, com 1.796 pontos, seguida pela Prefeitura de Ubatuba, com 538; Circulo Militar, 505; Clube Espéria, 365 e Tênis Clube Paulista, 353.

A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Santa Cecília TV, Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I — Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros, 2º Batalhão de Infantaria Leve, Santos e Região Convention & Bureau, BEM, Gatorade, Hershey´s, Beneficência Portuguesa, Hotel Avenida Palace e Banco Itaú . A organização é da Presença Eventos, Supervisão Técnica e Arbitragem são da Federação Aquática Paulista.