Mesmo sem contar com seu principal nadador em provas do gênero, Luiz Lima, acometido de forte amigdalite, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) também dominou a segunda etapa do Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi, maior competição em águas abertas realizada no Brasil. No masculino, a vitória foi de Juan Martin Pereyra, nadador da equipe santista, enquanto no feminino, categoria vencida por Monique Ferreira, as cinco primeiras colocadas, a exemplo da primeira etapa, foram da UNISANTA.

A prova, que serve para definir os 32 participantes da terceira qualificatória, marcada para 4 de dezembro, foi marcada por um elevado nível técnico, a despeito das adversas condições de maré em seu ponto de partida (imediações do Ilha Porchat Clube).

Desde a largada, Juan Pereyra disputou braçada a braçada a primeira colocação com dois grandes nomes da natação brasileira em águas abertas, o atual líder do ranking nacional de maratonas aquáticas, o gaúcho Guilherme Bier, do Grêmio Náutico União, e o atual campeão estadual de águas abertas, Glauco Rangel, do Clube Atlético Paulistano.

Depois de completados mais de dois terços dos cerca de 6,5 quilômetros da prova, Juan e Bier abriram boa vantagem em relação a Glauco. A etapa terminou com Juan em primeiro, marcando o excelente tempo de 1h21m42, nove segundos à frente de Bier. Glauco Rangel foi o terceiro, com 1h23m16, seguido por três nadadores da UNISANTA: Israel Murat, 1h26m12; Thiago Tognozzi, 1h26m15, e Ricardo Kojima, 1h27m30.

No feminino, a russa Natalya Iakovleva, segunda do ranking brasileiro, bem que tentou, chegando a ameaçar Monique Ferreira e Monick Avelino Perez, mas teve que se render a melhor performance das nadadoras da UNISANTA. Monique Ferreira venceu mais uma avez, deixando Monick Avelino Perez, pela segunda vez consecutiva, na segunda posição. A campeã fez o tempo de 1h28m48, contra 1h29m49, de Monick Avelino Perez.Na terceira colocação, Lilian de Paula Cerroni, com 1h30m16, seguida por Bárbara Jatobá, com 1h32m14, e Fernanda Reis Marinho, com 1h34m00. A russa Natalya ficou em sexto, com 1h40.

Nas duas categorias foram distribuídos prêmios de R$ 1 mil, 600, 400, 300 e 200 aos classificados do primeiro ao quinto lugares. Durante a premiação, o árbitro geral, Igor de Souza, outro grande nome da natação de águas abertas do mundo (completou a Travessia do Canal da Mancha inúmeras vezes, inclusive uma de ida e volta ininterrupta), anunciou que a partir da próxima olimpíada, em Pequim, as maratonas aquáticas farão parte do programa de provas. Da mesma forma, uma competição de 10 quilômetros será incluída nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro.

A informação deixou emocionados os pais de Renata Agondi, Raul e Lucrecia. “Mais uma grande sonho de Renata está se realizando”, destacou Lucrecia, ferindo-se ao fato de sua filha ter dois grandes sonhos: o primeiro, de emprestar o seu nome a uma prova em águas abertas, e o outro de ver as maratonas aquáticas incluídas no calendário olímpico.

Ao lado de Raul e Lucrecia, o presidente da Comissão Organizadora do Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos-Renata Câmara Agondi, Marcelo Teixeira, da mesma forma, emocionado e sem conter as lágrimas, lembrava que ”mais uma vez, a presença iluminada de Renata nos tocou. A exemplo do ocorrido na primeira etapa, o tempo, que se mostrava nebuloso e instável, revelou raios de Sol, permitindo que toda a prova fosse desenvolvida sem chuva. É uma benção”.

O Projeto é uma realização Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença. Arbitragem e supervisão técnica estão a cargo da Federação Aquática Paulista.

Da terceira etapa, a ser realizada no dia 4 de dezembro, na distância de 15 a 20 quilômetros, ainda na Baía de Santos, tomarão parte apenas os 32 melhores desta segunda etapa. A relação de atletas será divulgada nesta terça-feira (01/11).

Da quarta e última, apenas de oito atletas, no máximo, extraídos da terceira etapa, terão o privilégio de competir na distância de 30 a 42 quilômetros, compreendidos entre a Laje de Santos e a Baía de Santos. Isso no dia 26 de janeiro de 2006, aniversário da Cidade de Santos.
Criado com a finalidade de homenagear uma das mais notáveis nadadoras de águas abertas do mundo, Renata Agondi, o Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi é uma realização Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença e apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Estado da Juventude e Esportes), Prefeitura Municipal de Santos (Semes e CET), Capitania dos Portos de São Paulo, 17o. Grupamento de Bombeiros, Parque Marinho Laje de Santos, Engeplus, Bandeirante Emergências Médica (BEM). Energil Bebidas Energéticas, Ilha Porchat Clube, Power e Estrada Transportes. O Hotel Avenida é o hotel credenciado pela Comissão Organizadora para hospedar os atletas vindos de outras cidades e estados.