O nadador Juan Martin Pereyra, atleta da argentino da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), venceu a quarta e última etapa da quarta e última etapa da maior competição em mar aberto do Brasil, o Projeto Travessia Oceânica Renata Câmara Agondi, disputada nesta quinta-feira (26). Juan praticamente liderou de ponta a ponta os 20 KM da prova disputada entre a Vila Mirim, em Praia Grande, e a Ponta da Praia, em Santos. Ele completou a distância em 3h51m11.

Embora tenha acusado uma indisposição estomacal, que o levou a sentir dores durante parte do trajeto, o atleta da UNISANTA diz que em nenhum momento deixou de manter a confiança e determinação. “nadei com a disposição de vencer e, jamais deixei de admitir que poderia obter outro resultado”.

Ele gostou das condições do mar, exceção feita a uma pequeno trecho próximo à Garganta do Diabo, em São Vicente. “Nadei tranqüilo, sempre dentro da estratégia estabelecida por mim e pelo meu técnico, Ricardo Kojima, meu companheiro de equipe UNISANTA”.

Essa foi a primeira vez em que Juan disputou uma prova de 20 KM, mas garantiu que tinha conhecimento do que poderia ocorrer a partir da terceira hora de prova. “Realizei treinos longos na Argentina e tinha consciência de que a partir da terceira hora, a exaustão combinada com fatores psicológicos, poderia influir diretamente no desempenho final”.

Quem terminou em segundo lugar foi José Belarmino de Almeida Filho, da Unimonte, com o tempo de 3h52m17. E, ao contrário de Juan, Belarmino, já havia participado de provas de longa distância, até mesmo do dobro, ou seja, 40 KM. Fiz isso recentemente, mas em percurso de rio”, afirmou, lembrando que foi uma vitória ter terminado em segundo em uma prova tão importante.

Após a primeira hora de prova, os nadadores se espalharam pelo trajeto. E o cansaço começou a preocupar os atletas. Ainda mais com o abandono de Glauco Rangel, um dos favoritos à vitória. Depois de passarem por um dos pontos mais críticos da disputa — entre a Ilha Porchat e a Praia das Vacas, em São Vicente —, os nadadores tentaram esquecer o desgaste para pensar na tática que levaria ao triunfo.

A decisão a ser tomada era a de nadar mais próximo à costa da Ilha de São Vicente ou de atuar aberto. Na liderança, Juan Pereyra escolheu a primeira, enquanto Belarmino, principal perseguidor do argentino, optou pela segunda. Logo, a tática de Pereyra mostrou-se mais eficaz. Mesmo aparentemente próximo ao líder, Belarmino estava longe do argentino.

Quando começou a avistar o Canal 4, em Santos, o atleta da Unimonte esboçou uma reação, ao fechar em direção à costa e se aproximar do nadador da UNISANTA. Entretanto, a vantagem de Juan Pereyra era suficiente para garantir a vitória.

Nas demais posições ficaram Raul Porto Andrade Júnior, o mais velho dos competidores, com 40 anos, que completou a distância em 3h57m13 e nada pela Aquática Baroni; Israel Peressin Murat, da UNISANTA, com 4h4m16; Thiago Tognozzi, da UNISANTA, com 4h15m10, e Monick Avelino Perez, da UNISANTA e a única mulher na prova. Ela fechou os 20 KM em 4h25m40, sendo a atleta mais aplaudida em sua chegada.

O Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença Eventos Esportivos e apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação.

Os atletas que terminaram a prova receberam pela ordem do primeiro ao sexto, R$ 4.000,00, R$ 2.500,00, R$ 1.5000,00, R$ 800,00, R$ 700,00 e R$ 500,00, respectivamente, sendo que Monick Avelino Perez, recebeu ainda um bônus de R$ 500,00 e os seis atletas que completaram a distândcia dividiram R$ 700,00, que seriam, segundo o regulamento destinados ao sétimo e oitavo colocado. Outro atleta do Paulistano, Custodio Leite Ribeiro, havia comunicado sua desistência antes da realização da prova.

DISPUTAS SIMULTANEAS – Como parte da programação desta quarta e última etapa do Projeto foram realizadas simultaneamente a IX Travessia José Ricardo Carvalho de Oliveira e a inédita I Copa Cidade de Santos de Pólo-Aquático no Mar, envolvendo equipes da Cidade e Interior.

Frederico Luiz Monteiro, da Água e Cia, no masculino, e Natasha Chagas, nadador avulsa, venceram na categoria absoluta na IX Travessia José Ricardo Carvalho de Oliveira, que abriu o circuito Metropolitano de Águas Abertas. Por equipes, o título ficou com o Clube Internacional de Regatas, que somou 86 pontos, seguido pela Academia Multisports, com 66.

Na I Copa Cidade de Santos de Pólo-Aquatico no Mar, o Internacional de Regatas ficou com o título masculino, ao vencer o Jundiaiense por 11 a 2, na final. Na disputa do terceiro lugar, a UNISANTA venceu a Prefeitura de JUNDIAÍ por 5 a 4. No feminino, o Inter/Unisanta ganhou o título ao vencer o Inter/Semes por 5 a 4.

Criado com a finalidade de homenagear uma das mais notáveis nadadoras de águas abertas do mundo, Renata Agondi, o Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi é uma realização Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença. Patrocínio – Banco Itaú, Life Fitness, Prefeitura Municipal de Praia Grande e Engeplus. Apoio – Sistema A Tribuna de Comunicação, Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Estado da Juventude e Esportes), Prefeitura Municipal de Santos (Semes e CET), Capitania dos Portos de São Paulo, 17o. Grupamento de Bombeiros, Parque Marinho Laje de Santos, Bandeirante Emergências Médica (BEM), Energil Bebidas Energéticas e Estrada Transportes, 2o. Batalhão de Infantaria Leve e 2o. Grupo de Artilharia Antiaérea (2o. GAAAe)