israel2
Foto: Daniel Zappe/MPIX/CPB

O jovem mesatenista pode ser o primeiro brasileiro a subir no pódio em uma competição individual do tênis de mesa.

O mesatenista Israel Stroh garantiu neste sábado (10), sua classificação para a semifinal das disputas individuais masculinas da Classe 7 nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Representante da seleção brasileira e da região da Baixada Santista, Stroh (12º no ranking mundial da Classe 7) volta ao Pavilhão 3 do Riocentro neste domingo (11), às 11h, quando enfrentará o chinês Yan Shuo (5º na 7) na briga por uma vaga na grande final.

As disputas deste sábado foram de tirar o fôlego. Em sua primeira partida do dia, Stroh demonstrou frieza e venceu o ucraniano Mykhaylo Popov (3º no ranking mundial da 7) por 3 sets a 2 (11/8, 11/6, 3/11, 11/13 e 11/8). Na segunda disputa deste sábado, o brasileiro derrotou o também ucraniano Maxym Nikolenko (2º na 7), assegurando sua vaga na semifinal. A partida foi finalizada com 3 sets a 1 e teve parciais de 11/7, 14/12, 3/11 e 15/13.

“Quando acaba o jogo, a gente desarma. Pensamos: “Acabou a batalha, fizemos o que tínhamos de fazer”. A ficha ainda não caiu direito (estar entre os quatro melhores). Estou tentando processar isso, mas, ao mesmo tempo, não processar (risos). As coisas estão acontecendo de maneira tão natural… Pensei muito pouco na importância que tinha isso tudo. Não sei se isso foi fundamental ou se não foi, mas estar na semifinal é algo lindo demais”, disse.

Histórico – Stroh já representou o Brasil em 17 países diferentes, conquistou 19 medalhas internacionais e participou do Campeonato Mundial, na China. Ele tem movimento reduzido em quatro membros, devido à falta de oxigenação no cérebro durante o parto materno.

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa