Professores a alunos do 4º. ano da Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp), da UNISANTA, participam neste sábado (20), das 8h30 às 12h30, da etapa de abertura do Projeto Futebol em Ação, desenvolvido em uma parceria da UNISANTA com o Santos Futebol Clube e Secretaria Municipal de Educação (Seduc).
As atividades serão desenvolvidas no Centro de Treinamento Meninos da Vila (Av. Martins Fontes, 1277, no Saboó, em Santos), do Santos FC, envolvendo crianças e jovens, de 12 (meninos) a 15 (meninas) anos, de 12 estabelecimentos de ensino da Rede Municipal de Ensino.
O trabalho tem a supervisão do professor Nicolau Teixeira Ramos, coordenador da Fefesp, que vê na iniciativa uma excelente oportunidade para os alunos colocarem em prática o que estão aprendendo. “Nossa faculdade forma técnicos de modalidades e professores de Educação Física. Esse torneio é uma oportunidade para eles praticarem o que aprendem em aula”, disse, salientando que toda a atividade será supervisionada por professores do curso.
A chance de jogarem futebol nos campos Diego e Robinho foi destacado pelo presidente do Santos Futebol Clube, Marcelo Teixeira. “Tenho certeza de que os garotos das escolas municipais ficaram encantados em jogarem nos campos que levam os nomes do Diego e do Robinho, dois ídolos da nova geração”. Teixeira salientou também que olheiros do Departamento de Futebol de Base estarão assistindo todos os jogos do torneio, a fim de buscar possíveis revelações para os times de base.
O PROJETO – As atividades começam neste sábado (20), às 8h30. Durante a programação, os alunos também terão oportunidade de conhecer o Centro de Treinamento Rei Pelé, localizado no Jabaquara, palco da preparação da equ7ipe profissional.
A cerimônia contará com as presenças de representantes das instituições envolvidas e será animada pela mascote Baleião. São 12 escolas participantes, totalizando 360 alunos de ambos os sexos. Em seguida, terão início as partidas entre os times das escolas públicas. Às 10h30, as crianças participarão de uma visita monitorada ao CT Rei Pelé. No outro sábado (dia 27), última data da competição, os jogos serão disputados a partir das 09 horas.
As escolas municipais participantes são as seguintes: Cidade de Santos, José Carlos de Azevedo Júnior, José da Costa e Silva Sobrinho, Dom Pedro II, Rural Monte Cabrão, 28 de Fevereiro, Edméa Ladevig, Irmão José Genésio, Judoca Ricardo Sampaio Cardoso, Mário de Almeida Alcântara, Lourdes Ortiz e Florestan Fernandes. A Seduc promoveu a divulgação do torneio nas escolas e está disponibilizando condução para levar as equipes ao local de disputa.