Atual campeã, a Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp), da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, assumiu a liderança dos 26º. Jogos da UNISANTA, a maior competição universitária do Estado de São Paulo, após a definição dos torneios femininos e masculinos de karatê e natação, desenvolvidos na tarde deste sábado (16), nas dependências da instituição de ensino santista.
No masculino, a Fefesp passou a somar 23 pontos, contra 22 da Engenharia UNISANTA, segunda colocada. No feminino, as duas faculdades dividem a liderança, com 16 pontos cada. Entre os homens, a Fefesp venceu no karatê e na natação, enquanto entre as mulheres, deu Fefesp no karatê e Engenharia no feminino, com inversão do quadro nas segundas posições das duas modalidades.
Os Jogos da UNISANTA, uma realização da Universidade Santa Cecília, com promoção do Sistema Santa Cecília de Rádio e TV Educativas, e apoio da Wallbike e Lider Emergências, têm ainda as definições das modalidades de quadra (futsal, basquete, handebol e voleibol) e de judô. Nesta segunda-feira (18), a partir das 19 horas, as disputas prosseguem, com voleibol feminino e masculino; handebol, basquete e futsal masculinos. Todas em fases decisivas.
Na natação masculina, a Fefesp, dos campeões brasileiros Fernando Ernesto dos Santos, o FM, e Diego Uchoa, levou a melhor sobre a Engenharia, do também campeão nacional Israel Murat. No feminino, a Engenharia, capitaneada po Isabelle Longo, integrante da seleção breasileira que irá ao Mundial de Roma, em Julho, ficou em primeiro, deixando a Fefesp, na segunda posição.
No karatê feminino, a Fefesp não deu chances a ninguem, ficando com todos os títulos de kata e kumite. No masculino, o equilíbrio marcou a disputa: A Fefis venceu em duas categorias, a Fefesp em uma e a Fatec Baixada em outra, mas a regularidade da Fefesp, com mais dois segundos lugares e presença em todas as categorias de peso com dois representantes, lhe valeu o título, com 39 pontos, contra 33 da Fefis.
A briga pelo título geral – a FEFESP busca o tetra no feminino e o bi no masculino – ainda promete muita emoção, mas as chances dos futuros professores de Educação Física e técnicos esportivos são bastante boas.
Já a Engenharia, tradicionalmente sua maior rival no masculino, complicou sua situação, ao ser eliminada pela Educação Física Unaerp no voleibol (0 a 2) e handebol (12 x 14). Os futuros engenharos já haviam dado adeus também no futsal. Enquanto isso, a Fefesp se mantém mais do que vive em todas as modalidades de quadra e tem o favoritismo no judô, reprogramado para quarta-feira (20), a partir das 19 horas.