Pela primeira vez em sua carreira, o nadador da Universidade Santa Cecília (Unisanta) Carlos Farrenberg (Loterias CAIXA e Fundação Pró-Esporte de Santos – Fupes), recordista parapan-americano dos 50m e 100m livre, participará da Maratona Aquática Internacional de Santos – Unisanta / Troféu Renata Agondi, em sua sexta edição. O para-atleta disputará os 800m livre na categoria geral 30+. A prova nacional terá início às 8h, na praia da Aparecida, neste domingo (dia 29), em Santos.

Como forma de preparação em sua volta aos treinos após curto período de férias, Carlão não esconde a expectativa de encarar as águas da Baía de Santos. “Será um desafio bem legal. Preferi concorrer em uma categoria onde enfrentarei maior competitividade, mas, mesmo assim, tenho como objetivo estar no pódio”, diz.

Atleta da categoria S13 (baixa visão), Farrenberg irá prestigiar a prova que marca a abertura das oito etapas da Copa do Mundo da modalidade, competição da Federação Internacional de Natação (FINA), disputada somente no percurso olímpico de 10km, devido à grande importância da prova no calendário da Cidade.

A competição contará com a presença de nadadores de 21 países, além de ser uma chance para os atletas confirmarem presença nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, na Inglaterra. “Para mim é a primeira oportunidade no ano de voltar a nadar em competições e estar ao lado de amigos de treinamentos”, ressalta Carlão, que acrescenta: “Deixo a briga das melhores posições aos nadadores especialistas em grandes distâncias”.

Seleção brasileira

Logo após a prova deste domingo, Farrenberg seguirá para São Caetano onde se apresentará à Seleção Brasileira Principal Permanente, formada por dez atletas. Nesta primeira convocação, os nadadores farão os treinos no SERC São Caetano.

Com índice garantido para os Jogos Paraolímpicos de Londres, o bicampeão parapan-americano fará, durante a semana de treinos, uma bateria de exames e testes no ABC Paulista.

“É o começo de uma jornada que vai terminar somente depois dos Jogos Paraolímpicos de Londres, em setembro. Estou me preparando, passo a passo, para meu grande objetivo da carreira, que é conquistar o ouro paraolímpico”, declara confiante.

Preparação para Londres

Nascido na cidade de São Paulo (SP), o nadador reside há mais de 10 anos em Santos, onde também se formou como professor na Faculdade de Educação Física e Esporte da Unisanta. Tendo como prioridade a natação, o para-atleta participará de diversos treinos específicos da Seleção Permanente Principal, como, por exemplo, treinamentos na altitude em Sierra Nevada, na Espanha, por três semanas, entre 24/07 e 14/08. Além disso, também disputará o Meeting da Alemanha, já às vésperas de Londres.

“São fases muito importantes. A altitude auxilia e aprimora meu potencial, e a competição na Alemanha mostrará meu nível técnico em comparação aos principais adversários, que devem participar dos Jogos Paraolímpicos”, conta o bicampeão do Parapan.

Carlão deve disputar duas provas em Londres, os 50m livre, no dia 1º de setembro, e 100m livre, no dia seguinte. Porém, segundo ele, outras surpresas podem surgir. “Vou tentar garantir tempo para mais provas. O nado de costas e borboleta não estão descartados”, afirma.

Para o seu treinador, Renato Bartholo, a partir de agora cada dia é importante para subir mais um degrau na busca pelo pódio paraolímpico. “Para atingir essa meta o Carlão tem que cumprir praticamente todos os nossos objetivos, como a melhora em suas séries e em seu peso, além do fortalecimento muscular. Essa preparação está sendo realizada desde os Jogos Paraolímpicos de Pequim”, revela o treinador.

Carlos Farrenberg tem o patrocínio de Loterias Caixa e conta com o apoio da Prefeitura de Santos, Bartha Engenharia, Universidade Santa Cecília e Vitshop.

Fonte:
E5 Comunicação – Assessoria de imprensa
Bruno Quiqueto – 13 7808.3501 | 82*57001 – bruno@grupoe5.com.br
Márcio Guimarães – 13 7809.2600| 120*41532 – marcio@grupoe5.com.br
www.grupoe5.com.br
Twitter: @E5Com
Facebook: E5 Comunicação