A participação de grandes nomes da natação brasileira, como Luiz Lima, Allan Lopes do Carmo, Ana Marcela Cunha, Monick Avelino Perez, Glauco Rangel, Juan Pereyra e José Belarmino de Souza Filho, entre outros, faz acreditar em um nível técnico elevado na segunda etapa da maior competição de águas abertas do Brasil, a II Travessia Renata Câmara Agondi, marcada para este sábado (07/10), a partir das 8h30, na Praia do Boqueirão.

O programa inclui provas de 1 e 3 km, integrantes da 9ª. etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas, e de 10 km, correspondente à 11ª. etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas. A competição de 10 km serve ainda de seletiva para a terceira e última etapa desta segunda edição da Travessia Renata Câmara Agondi, a ser desenvolvida em 26 de janeiro de 2007, como etapa de abertura da Copa do Mundo de Águas Abertas da Federação Internacional de Natação (Fina), com dotação de US$ 20 mil.

Vencedor de oito das dez etapas do Brasileiro já realizadas, Luiz Lima, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), desponta como grande favorito e com grandes chances de garantir, por antecipação o título nacional. Seu maior adversário nas etapas do Circuito Brasileiro, o baiano Allan Lopes dó Carmo, do ACEB/Faz Atleta, tem duas vitórias na competição e desponta como sério desafiante.

Ainda na briga pela primeira posição dos 10 km surgem três nadadores da UNISANTA, Juan Pereyra, vencedor de duas etapas da I Travessia Renata Agondi, incluindo a última de 20 Km, Israel Murat, tricampeão metropolitano de águas abertas, e Ricardo Kojima, pódio na etapa anterior da Travessia.

José Belarmino de Souza Filho, do ASBS/Suzano, segundo colocado nos 20 km da I travessia Renata Agondi; Glauco Rangel, do Mesc/São Bernardo, campeão paulista de águas abertas, e Raul Lessa, do Faz Atleta, destaque do Brasileiro, também despontam com boas chances.

Os 10 Km terão ainda a participação de outros nomes do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, como Victor Ruibal e Helder Menezes, do Merlim Vitória; Marcelo Collet, da Associação Atlética da Bahia, Fábio Petrillo, do Grêmio Náutico Gaúcho, e Lamartine Júnior, da Racer Academia.

FEMININO – Na categoria feminina, com a ausência já confirmada da vice-campeã mundial de 5 e 10 km em águas abertas, Poliana Okimoto, do Pinheiros, o grande duelo da prova deverá ser travado entre Monick Avelino Perez, da UNISANTA, vencedora dos 10 km dos Jogos Abertos do Interior e da primeira etapa da II Travessia Renata Agondi, e a jovem revelação baiana, Ana Marcela Cunha, do Sedesb/Faz Atleta, maior destaque brasileiro na 1ª Maratona Aquática Internacional Santa Maria de Belém do Grão Pará, ao garantir a medalha de bronze na prova feminina.

Também no feminino, surgem com chances Fernanda Reis Marinho, Bárbara Jatobá, Juliana Tanaka, campeã paulista de águas abertas em 2005, Daniele Ramalho, campeã paulista de águas abertas em 2004, todas da UNISANTA; Bruna Mattos Cavalcante, do ACEB/Faz Atleta, da Bahia; Letícia Magno e Luciane Wingert, do grêmio Náutico União, força do Circuito Brasileiro de Águas Abertas.

PROVAS – Largada e chegada das provas desta segunda etapa estão marcadas para a Praia do Boqueirão, em frente ao Posto 5 de Salvamento, entre a Rua Oswaldo Cruz e a Avenida Conselheiro Nébias, em Santos. Às 8h30, o árbitro geral Igor de Souza preside o Congresso Técnico das provas de 3 e 10 km. Às 8h40, largam os participantes dos 3 km, válidos pela nona etapa do Campeonato Paulista.

Às 9 horas, será dada a largada nos 10 km, que fazem parte do Campeonato Brasileiro e definem os 20 atletas brasileiros (dez homens e 10 mulheres) qualificados para a etapa de abertura da Copa do Mundo de Águas abertas e terceira e última etapa da II Travessia Renata Agondi. A partir das 12h30, ocorrem o Congresso Técnico específico e as quatro largadas das provas de 1 km, também pelo Campeonato Paulista.

Todas as provas serão disputadas em uma raia triangular, com 500 metros em cada um dos lados. Essa raia será demarcada a uma distância de 500 metros da faixa de areia.

PREMIAÇÃO – Essas três competições oferecem juntas uma premiação que inclui 293 troféus e medalhas de participação. Para a disputa dos 10 km existe uma dotação de R$ 5 mil, a serem distribuídos da seguinte forma: campeões feminino e masculino recebem R$ 1,2 mil cada; segundos colocados, R$ 800 cada e terceiros, R$ 500, cada.

Da prova de 3 km participam atletas das categorias petizes I e II e infantil I e II, além de masters a partir de 45+. Nos 10 Km, competem desde o juvenil I ao master 40+. E das provas de 1 km, podem participar atletas de todas as categorias, desde que não tenham participado das provas anteriores do programa.

A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Santa Cecília TV, Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I — Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros, 2º Batalhão de Infantaria Leve, Santos e Região Convention & Bureau, BEM, Gatorade, Hershey´s, Beneficência Portuguesa, Hotel Avenida Palace e Banco Itaú . A organização é da Presença Eventos, Supervisão Técnica e Arbitragem são da Federação Aquática Paulista