O equilíbrio marcou as primeiras provas da etapa de abertura do Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Verão/VIII Troféu Alberto Martin Perez, desenvolvidas na tarde deste Feriado de Finados (02/11), na piscina longa (50 metros) do Conjunto Aquático Wilson Silva Castro, o Bagdá, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), em Santos. A competição prossegue nesta sexta-feira (03/11), com etapas, a partir das 9 e 16 horas. As disputas terminam no domingo (05/11), pela manhã.

UNISANTA, que luta pelo hexacampeonato, e Pinheiros dominaram as provas de 200 metros nado livre, que abriram a programação. Na equipe santista, destaque para dobradinha nos 200 livres sênior feminino, com Monique Ferreira e Monick Avelino Perez garantindo ouro e prata, com 2m04s05 e 2m05s18, respectivamente. Na versão masculina da prova, ouro para Israel Peressin Murat, com 1m54s53.

Ainda pela equipe santista, comandada pelo técnico Márcio Latuf, medalha de prata para Conrado Chede, nos 200 metros livres júnior II, com 1m56s43. Medalhas de bronze para Leonardo Pereira, na mesma prova, com 1m57s48; Juan Pereyra, no sênior, com 1m56s65. NO feminino, bronze para Marina Paco, nos 200 livres júnior I, com 2m14s57, e Lucianne Barroncas, júnior II, com m2m09s72.

O EC Pinheiros teve em Manuela Lyrio seu maior destaque nesta fase inicial, com ouro e recorde de campeonato, nos 200 livres júnior I, com 2m05s12. Ouro também para Walleska Villarim, na júnior II, com 2m07s30, e para Marcelo Monteiro, na júnior I, com 1m57s07.

Esse Campeonato Paulista exibe na piscina da UNISANTA uma constelação de grandes estrelas da natação brasileira. Com um grande número de nadadores recordistas sul-americanos e de seleção brasileira.

Com a maior delegação (64 nadadores), a UNISANTA luta pela manutenção da hegemonia estadual, tendo vencido em cinco das seis últimas versões, incluindo as duas mais recentes, ambas desenvolvida na piscina do seu maior rival, o EC Pinheiros. A equipe santista venceu nas temporadas 2000, 2001, 2003, 2004 e 2005.

Pela UNISANTA, entre outros, competem os recordistas sul-americanos Luiz Lima, Monique Ferreira e Eduardo Fischer, além de Conrado Chede, Monick Perez, Juan Pereyra, Amanda Armelau, Christiano Chagas, LÍLIAN Cerroni, Bárbara Jatobá e Joel Moraes Júnior.

No EC Pinheiros, surgem nomes consagrados da natação brasileira como os olímpicos Flávia Delaroli e Jáder Souza, além de César Cielo, Felipe Lima e Gabriella, Leonardo Guedes e Manuella Lyrio.

As demais equipes não ficam para trás em tem termos competitivos. No SERC/São Caetano, destaque para as recordistas sul-americanas, Rebeca Gusmão e Daynara Lopes de Paula. No Corinthians, o nome forte é o de Rebeca Bretanha e na Unaerp, Juliana Marin. Destaque também para Marcelo Tomazini do Paulistano, Jamilla Marson do Objetivo/Sesla e Marco Antônio Sapucaia, do Santo André.