Além de apontar os vencedores que mais pontuarem em suas modalidades esportivas nos XXX Jogos da Unisanta, outra disputa estará em jogo na mais tradicional e importante competição universitária do Estado de São Paulo, promovida pela Universidade Santa Cecília. Trata-se do Troféu Solidariedade, entregue à Atlética que mais arrecadar alimentos na Abertura e durante o período do evento, de 6 a 24 de maio.

“Os convites para a Abertura são gratuitos e ficarão sob a responsabilidade das Atléticas e representantes estudantis, que distribuirão aos alunos do Curso mediante a troca por alimentos não perecíveis”, afirma Milton José Ribeiro, Mono, Coordenador dos Jogos.

Denominada Solidariedade Universitária, a campanha desenvolvida simultaneamente à disputa expressa o engajamento social de alunos universitários de toda a Baixada Santista. “A cada ano cresce o número arrecadado. Esperamos bater o recorde de alimentos e  aumentarmos o número de entidades beneficiadas, já que a tendência é crescer o número de inscritos. A arrecadação permanecerá durante o período da competição e o público presente nos dias de jogos também poderá fazer suas doações”, concluiu Mono, bem otimista com a participação universitária e com os resultados desta ação social.

Em 2012, cerca de 1 tonelada de alimentos arrecadados durante os XIX Jogos da Unisanta foram doados para sete entidades beneficentes da Baixada Santista.

Entre as entidades beneficiadas estavam: Lar Espírita Mensageiros da Luz, Associação Maria Imaculada, Residencial Santa Terezinha, Centro Espírita Ismênia de Jesus, Associação Prato de Sopa – Monsenhor Moreira, Sociedade São Vicente de Paulo e Centro Espírita de Caridade Dr. Luís Monteiro de Barros.

A Associação Atlética Nicolau Teixeira, representante dos alunos de Engenharia Unisanta, foi a grande vencedora do Troféu Solidariedade, arrecadando cerca de 250 kg. As cinco faculdades que mais doaram mantimentos foram: Engenharia Unisanta; Fefesp Unisanta; Medicina Santos; Odontologia Unisanta e Fisioterapia Unisanta. Entre as cinco que mais arrecadaram, quatro representam alunos dos cursos da Unisanta e uma da Fundação Lusíada.

Inscrições – O prazo de inscrições para os XXX  Jogos da Unisanta termina no próximo dia 25 de março. As Faculdades interessadas devem imprimir a ficha de inscrição, que deve ser entregue com assinatura e carimbo do diretor da Faculdade e do representante estudantil, disponível no site oficial dos Jogos www.unisanta.br/jogos , e entregá-la ao Departamento de Educação Física e Esportes (DEFE), da Universidade Santa Cecília, das 9 às 18h, na Rua Oswaldo Cruz, 277, sala 112 – bloco M – 1º andar. Maiores informações pelo telefone: 32027127.

Serão disputadas 23 modalidades. No masculino, Futvôlei, Futebol Society, Futsal, Tênis de Mesa, Handebol, Voleibol, Natação, Basquetebol, Caratê, Judô, Xadrez, Vôlei de Praia e Tamboréu. E no feminino, Futebol de Salão, Tênis de Mesa, Handebol, Voleibol, Natação, Basquetebol, Caratê, Judô, Xadrez e Vôlei de Praia. Todas as atléticas terão obrigatoriamente de se inscrever em um mínimo de três modalidades. Confira o regulamento completo: http://jogos.unisanta.br/regulamento/

Congresso Técnico – O sorteio das chaves e a confecção da Tabela Oficial está marcado para o dia 8de abril, a partir das 19 horas, no Consistório da Unisanta. Já as relações nominais de atletas e fichas de candidatos a Rei e Rainha dos Jogos devem ser entregues até o dia 24 de abril, no Departamento de Educação Física e Esportes do Santa Cecília.