Encerrado o Circuito Brasileiro de Maratonas Aquáticas, o campeão brasileiro Luiz Lima, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), passa a ter sua atenção voltada para uma das mais tradicionais provas do calendário nacional de águas abertas, a Travessia dos Fortes, marcada para o próximo dia 26, entre os Fortes do leme e Copacabana, no Rio de Janeiro.

Luiz Lima, que também tem presença assegurada no Mundial de Desportos Aquáticos, na provas dos 5 km, em Melbourne, na Austrália, no próximo ano, detém o tetracampeonato da Travessia dos Fortes e nada atrás do penta. “Não vai ser fácil, mas acredito que possa fazer uma boa prova”, garante Luiz.

Para estar em uma boa condição para a prova carioca, o nadador da UNISANTA participou apenas de uma das duas últimas provas do Brasileiro. E mesmo na prova dos 5 km, em Rio das ostras, Luiz não forçou o ritmo e, pela primeira vez na temporada, não terminou entre os dois melhores: foi o sexto colocado.

Campeão brasileiro por antecipação, Luiz Lima havia participado – isso até as disputas de Rio das Ostras – de 10 provas, tendo vencido nove e terminado em segundo em uma delas. “A temporada foi muito desgastante e como quero brigar pelo pentacampeonato na Travessia dos Fortes, resolvi abdicar da prova dos 10 km em Rio das Ostras, mesmo porque já tinha o título nacional assegurado e vaga nos 5 km do Mundial”.

A última prova do Circuito Brasileiro de Rio das Ostras, disputada domingo (12/11), na distância de 10 km, foi vencida por uma dupla baiana: a campeã brasileira Ana Marcela, e o vice-campeão brasileiro Allan do Carmo, que haviam vencido a prova de 5 km, na sexta-feira (10/11).

Classificação final do Brasileiro de Maratonas Aquáticas de 2006: Feminino – 1) Ana Marcela Cunha – ACEB/BA; 2) Poliana Okimoto – Pinheiros/SP; 3) Maria da Penha Cruz – Avulsa; 4) Pâmela Engel – ACEB/BA, e 5) Marina Berti – Alvarez Cabral/ES. Masculino – 1) Luiz Lima – UNISANTA/Santos(SP); 2) Allan do Carmo – ACEB/BA; 3) Fábio Lima – GNU/RS; 4) Carlos Pavão – GNU/RS, e 5) Marcelo Romanelli – GNU/RS.