Duelo de Campeãs – Sharon Van Rouwendaal e Ana Marcela Cunha disputam o Rio Negro Challenge em Manaus

275

A tetracampeã mundial Ana Marcela Cunha e a atual campeã olímpica a holandesa Sharon van Rouwendaal medirão forças neste domingo (09.12) no Rio Negro Challenge, desafio que será disputado no Rio Negro, em Manaus.

Nomeada como Travessia Almirante Tamandaré, por ser uma prova da Marinha, terá 8,5km de percurso em linha reta sendo a largada às 9h30m (de Brasília) próxima à Ponta do Camaleão e a chegada na Praia de Ponta Negra.

Além delas, 47 atletas de 11 estados devem participar da prova.  A largada das duas campeãs está prevista para cinco minutos antes dos demais concorrentes.

“A Ana está em final de temporada e a Sharon, por ser europeia está no começo. Mas as duas são extremamente competitivas e certamente veremos uma disputa acirrada pelo título. Elas devem nadar juntas durante a maioria do percurso e a vencedora só será conhecida nos últimos metros”, acredita Fernando Possenti, técnico de Ana Marcela.

Ana Marcela e seu técnico estão em Manaus desde a noite de segunda-feira, dia 03. Eles visitaram o Encontro das Águas – Rio Negro e Solimões –  conheceram uma tribo indígena e ainda fizeram umcity tour passando pelo Teatro Amazona, Arena Amazônia, Ponte do Rio Negro, entre outros. Além disso, treinaram no local onde acontecerá o desafio.

“Em rios, normalmente as águas são mais pesadas, mais densas, mas aqui, por incrível que pareça, parece um pouco pior. Vamos nadar 8,5km mas a sensação será a de que nadamos 10km. Fora que, normalmente, disputamos prova em circuito, com tudo bem identificado. Pegamos maré a favor, maré de lado, maré contra, mas aqui é só de um lado – finalizou.

Ana Marcela Cunha é atleta da Unisanta, Marinha do Brasil e tem patrocínio dos Correios/CBDA, Bolsa Pódio/Ministério do Esporte, English Live, Speedo, Nissan, Atletas de Marca, CareClub,  do Time Petrobrás e Time Brasil/COB.

Texto: Roberta Pinto