‘A nadadora dinamarquesa Mette Jacobsen, ex-recordista mundial dos 200m borboleta, realizou na tarde desta sexta-feira (2/9) seu primeiro treino na piscina da Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Aos 32 anos, Mette defenderá a equipe santista no 34º Troféu José Finkel de Natação / Taça Correios, a ser disputado a partir da próxima terça-feira (6/9), no Clube Internacional de Regatas, na Ponta da Praia, em Santos.

Mette Jacobsen participará individualmente das provas de 100 e 200 metros nado borboleta e 100 e 200 metros nado livre. Pelos seus tempos de balizamento, ela tem enormes chances de até mesmo superar marcas continentais, colaborando sensivelmente para soma de pontos da UNISANTA no Brasileiro de Natação.

Por se tratar de atleta européia, seus resultados não podem ser homologados como recordes sul-americanos, mas a pontuação atribuída a quebra de marcas é perfeitamente válida. Mette deve participar ainda das equipes de revezamento da Universidade.

Na opinião do técnico Márcio Latuf, Mette é um importante reforço para equipe. “Com sua experiência e capacidade técnica, ela pode ajudar e muito nos nossos objetivos”, admite o treinador.

Já a nadadora está otimista e espera confirmar na piscina a enorme expectativa positiva em torno de sua participação. “Sei que terei pela frente adversárias de boa qualidade, mas confio no meu desempenho”.

A nadadora dinamarquesa soma mais de 30 medalhas em campeonatos mundiais e europeus. Participou das olimpíadas de Seoul (Coréia), em 88, Barcelona (Espanha), em 92, Atlanta (EUA), em 96, Sidney (Austrália), em 2000, e Atenas (Grécia), em 2004. Nesta última edição, ela terminou em sexto lugar nos 200 metros nado borboleta, sua maior especialidade, com o tempo de 2m10s01.

Nesta temporada de 2005, ela foi um dos destaques da etapa de Estocolmo (Suécia) da Copa do Mundo de Natação, com vitória nos 200 metros borboleta (2m05s78) e medalha de prata nos 100 metros nado borboleta (58s02).

Em agosto de 2004, pouco antes dos Jogos de Atenas, ela foi penalizada pela Federação Européia com a perda da medalha de bronze obtida na prova dos 200 metros nado borboleta no campeonato Europeu daquele ano. No exame de controle antidoping, foi constatada a presença da substância glucocorticosteróide.

Na verdade, Mette utilizara um remédio para asma no qual a substância proibida se fazia presente. O erro da nadadora foi não relatar o fato de encontrar-se sob tratamento médico.

Como o glucocorticosteróide foi usado para tratamento clínico, Mette não foi suspensa nem impedida de participar dos Jogos Olímpicos de Atenas. Ficou apenas sema premiação obtida no Europeu de Natação. A medalha de bronze passou às mãos da húngara Eva Risztov.

Nascida em 24 de março de 1973, com 1,72 m de altura de 61 quilos, Mette é Fisioterapeuta. Nos momentos de folga tem como hobby a canoagem oceânica.

Além de Jacobsen, a UNISANTA terá a argentina Georgina Bardach, bastante conhecida do público brasileiro, e maior adversária da pernambucana Joanna Maranhão no estilo medley no continente. Georgina, medalha de bronze olímpica nos 400m medley em Atenas (Grécia), em 2004, é a atual recordista sul-americana dos 200m e 400m quatro estilos e ainda dos 200m borboleta, todas nas piscinas de 25 e de 50 metros.

Nos 200m borboleta, Georgina duelará com Mette Jacobsen e com a também nadadora da UNISANTA Monique Ferreira, recordista nacional da prova e que esteve recentemente no Mundial de piscina longa, em Montreal, no Canadá.