Foi suado. Por um koka (ponto mínimo), obtido graças a um shidô (penalização) aplicada contra a norte-americana Valerie Gotay, pela árbitra argentina Maria Monteleone, aos 30 segundos de luta, a aluna de jornalismo da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC), da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Danielle Zangrando, venceu a final da categoria leve (até 57 quilos) do torneio de judô feminino dos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007, na tarde deste sábado (21), no Rio Centro. Dani é a primeira judoca brasileira a vencer nesta categoria.

Bronze nos Jogos de Mar Del Plata, em 95, em Winnipeg, em 99, Danielle realizou uma luta tranqüila, administrando a vantagem inicial até o final dos 5 minutos de combate. Experiente, a judoca de 27 anos, soube neutralizar as ações ofensivas da norte-americana, que poderia ter sido penalizada mais duas vezes por entradas falsas.

Com o ouro de Danielle, a UNISANTA soma três medalhas douradas nos Jogos do Rio de Janeiro e mais uma de bronze. Na natação, Kaio Márcio venceu nos 100 e 200 metros nado borboleta, enquanto Georgina Bardach, pela Argentina, foi bronze nos 400m medley. Kaio Marcio ainda pode conseguir mais uma de ouro, no 4×100 medley, na manhã deste domingo (22), quando também começam as disputas de tênis de mesa, modalidade na qual a UNISANTA é representada por outra aluna: Ligia Silva, da Educação Física.