A décima edição da Travessia do Canal a Nado, uma das mais tradicionais provas em mar aberto do Brasil, reúne mais de 300 competidores, domingo (03/12), a partir das 10 horas. A competição, válida como 9ª. e última etapa do Circuito Metropolitano e terceira do Circuito dos Fortes, será desenvolvida entre a Praia da Aparecida, em Santos, e a Fortaleza da Barra, em Guarujá.

A X Travessia do Canal a Nado faz parte das festividades da Semana da Marinha de Guerra do Brasil e aniversário de 34 anos de fundação da Sociedade Amigos da Marinha-Santos. Simultaneamente, ocorre a exposição do Arquivo e Memória da Travessia do Canal a Nado, com fotos e documento desde a década de 30, quando as travessias começaram a ser realizadas na região.

Como ocorre na Travessia dos Fortes, no Rio de Janeiro, essa décima edição da Travessia do Canal a Nado terá seu tiro de largada a partir do disparo de um canhão do 2º. Grupamento de Artilharia Antiaérea (Forte Itaipu), sediado em Praia Grande. E a Marinha de Guerra do Brasil colocará um helicóptero à disposição de cinegrafistas e fotógrafos credenciados.

Além disso, dois destaques da competição carioca, têm presença confirmada na prova deste domingo. Em busca de mais um resultado positivo e dos títulos de campeões gerais individuais, Daniele Ramalho (Semes) e Israel Peressin Murat (By lu), ambos da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) competem.

Na Travessia dos fortes, Israel, tricampeão metropolitano de águas abertas, foi o décimo melhor, com 42m38, enquanto Daniele, campeã paulista de águas abertas em 2004, ficou em 11º. Lugar, com o tempo de 50m41. Os dois ocupam a vice-liderança na classificação geral do atual Circuito Metropolitano, em suas respectivas categorias.

Além deles, também participam, entre os destaques, Ricardo Pineyro (Moby Dick), Andréia Barreto Alves (Unique 1), Josmary Lima (Multisports), Ondamar Silva (Multisports), Mario Bello (Multisports), Ronald Monteiro (Internacional/Unilus), José Soares Cunha Neto (Inter/Unilus), Eugenio Carlos Pierotti (Inter/Unilus), Bruno Yamamoto (Circulo Militar de São Paulo) e Wellington Motta (Circulo Militar de São Paulo).

Além das disputas pelos títulos individuais por categoria, a prova tem como grande destaque a luta pelo título por equipes, envolvendo o Clube Internacional de Regatas e a Academia Multisports, que ocupam as primeiras posições na classificação geral. Após, oito etapas, o Inter lidera, com 61 pontos, um a mais que as Multisports.

HISTÓRIA – O professor Enio Faria, organizador da prova e que por um bom período (entre 1963 e 1974), participou das travessias do canal na condição de atleta, lembra que “muito provavelmente não exista no Brasil uma prova do gênero, que incorpore tantos aspectos, além obviamente do esportivo, é claro. Ela se insere como tradição, cultura, história, e cidadania”.

A Travessia do Canal começou na década de 30 (1936), promovida pelo Clube de Regatas Saldanha da Gama. Naquela época, o percurso da prova consistia em atravessar o canal, num percurso de ida e volta, saindo de Santos, para o Guarujá e retornando à Santos, em uma distância aproximada de 1000 metros, daí, a denominação de travessia do canal. Por volta da década de 50, a prova passou a ser promovida pelo jornal A Tribuna, incorporando o nome do veículo à sua denominação, que passou a ser Travessia do Canal a Nado – A Tribuna.

Antes de ser interrompida, ela alcançou seu auge em 1975, quando contou com a equipe norte-americana do Mission Viejo, uma das melhores daquele país, contando com vários nadadores olímpicos e entre eles Jesse Vassalo, que ganhou a prova e no ano seguinte foi um dos destaques olímpicos.

Entre os grandes nomes da natação brasileira que competiam em suas muitas edições, figuram Djan Madruga (tricampeão da Travessia dos Fortes e atleta medalhista olímpico), Jiro Hashizume, Manoel dos Santos Júnior (recordista mundial dos 100 metros nado livre, nos anos 60, e medalhista olímpico), Haroldo Melo Lara, Alfred Jacob, João Agustinho de Almeida, Moacyr Rebello dos Santos, Ângela Paioli, Maria Rita Lopes Natale e principalmente Norio Ohata, vencedor por seis vezes consecutivas.

As disputas foram interrompidas por 20 anos. Em 1997, a Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), por iniciativa do então presidente Geraldo César Pierotti, resolveu reativa-la, rebatizando-a como Travessia do Canal a Nado – SOAMAR Santos. A partir de 2004, os nadadores passaram a largar na Ponta da Praia, imediações do Aquário Municipal, chegando à Fortaleza da Barra, em Guarujá.

A promoção é da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR/Santos), com organização da Presença Eventos. Patrocínio da Cosipa e Libra Terminais. Apoio: Prefeitura de Santos (Secretaria Municipal de Esportes/Semes), Prefeitura de Guarujá (Secretaria de Esportes e Lazer), Projeto Navega São Paulo, Sistema A Tribuna de Comunicação, 7ª. Delegacia Regional da Federação Aquática Paulista, Lula Letreiros, Academia Moby Dick, Lojas By Lu, Nutry, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 17º. Grupamento de Bombeiros e Policia Militar.