Danielle Zangrando, aluna do primeiro ano de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), é a grande atração do Torneio Regional de judô, seletiva para o Campeonato Paulista da modalidade, que a Federação Estadual, através de sua 11ª Delegacia Regional, realiza neste sábado (3/4), a partir das 10 horas, no Ginásio do Serviço Social do Comércio (Sesc), no bairro da Aparecida, em Santos.
Pentacampeã regional, Danielle encara a competição como uma forma de treinamento para as competições mais dura que terá pela frente, em especial os Jogos Olímpicos de Atenas, para os quais garantiu participação, vencedo as duas seletivas promovidas pela Confederação Brasileira da modalidade.
Na segunda e decisiva seletiva, Danielle Zangrando venceu a também santista Tânia Ferreira, que compete pelo Clube de Regatas Flamengo, do Rio de Janeiro, por koka (pontuação) no golden score da primeira luta e por ippon (golpe perfeito) de chave de braço, na segunda.
Para a aluna e atleta da UNISANTA, essa é a sua volta por cima. “Cheguei a pensar em desistir do judô, devido a uma hérnia de disco na lombar. Tive que operar duas vezes em 2001’’.
Danielle, que costuma ser pioneira nas suas conquistas na modalidade (foi a primeira mulher do País a assegurar uma medalha — bronze — em campeonato mundial sênior em 1995, está bastante confiante em obter medalha em Atenas. ‘‘Já estou me concentrando nas minhas adversárias possíveis na Olimpíada. Enfrentei algumas recentemente no Torneio de Paris, pelo Circuito Europeu’’.
Foi nesse campeonato, por sinal, que Danielle aumentou bem sua confiança, já que assegurou medalha de prata na competição, que concentrava algumas das principais judocas do mundo, como a suíça campeã européia e a espanhola campeã mundial.
A hérnia de disco e a recuperação cirúrgica deixaram a judoca afastada dos dojos (áreas de luta) por cerca de um ano. Nesse período, Tânia Ferreira teve ótimos momentos, principalmente, em 2002 quando obteve várias medalhas em torneios da Europa. Danielle voltou em meados de 2002 e venceu Tânia no Campeonato Brasileiro daquele ano.