Ter em seu currículo a preparação física de atletas como Ronaldo “Fenômeno”, Paulo Henrique “Ganso”, Adriano “Imperador”, Elano e Léo Moura é motivo de orgulho para Marcos Lima, formado em 2005 em Educação Física e Esporte pela Universidade Santa Cecília (Fefesp/Unisanta).

Atuando desde 2012 no time profissional de futebol do Flamengo a convite do técnico Vanderlei Luxemburgo e do preparador físico Prof. Mello, Marcos Lima já passou por equipes como Jabaquara Atlético Clube, Santos Futebol Clube e Sport Club Corinthians Paulista.

“No Flamengo, preparamos os atletas para alcançar alto nível de desempenho nos jogos. Os exercícios são realizados no centro de treinamento e algumas vezes na praia”, conta. Como exemplo, cita o atleta Adriano “Imperador” que, com lesão no tendão de Aquiles, ganhou muito peso. “Realizei trabalhos para reduzir o peso corporal, e o atleta ficou pronto para exercer suas atividades esportivas”.

Uma história interessante para o preparador físico é a do atleta Gabriel que, em uma de suas entrevistas, afirmou que se sentia em uma situação limitante. “Após esta declaração fomos trabalhando durante uma semana e no jogo seguinte ele fez um gol olímpico, primeiro de sua carreira.” Marcos lembra ainda que o resultado da preparação de Gabriel foi o ganho de 10 kg de massa magra.

Trajetória de sucesso – O início da trajetória do preparador em clubes do alto escalão do futebol foi no Santos Futebol Clube, onde participou do período de vitórias e revelação de atletas e da inauguração do Centro de Excelência em Prevenção e Recuperação de Atletas de Futebol (CEPRAF).

Já no Corinthians, Lima enfrentou seu maior desafio: Ronaldo Fenômeno, retornando ao Brasil, depois de muitos anos jogando na Europa, se recuperando de lesão e acima do peso corporal. “Foi realizado um grande trabalho em equipe (preparação física, fisioterapia, nutrição, fisiologia e departamento médico) para deixar em forma o atleta que foi três vezes o melhor do mundo.”

Curso e Estágios – Marcos fez cursos de aperfeiçoamento no Instituto Brasileiro Master Leader, onde adquiriu conhecimentos e ferramentas que possibilitam a identificação dos valores dos atletas e o que pode ser feito para motivá-los em seus desafios.

Durante o curso na Fefesp, Marcos Lima fez trabalhos importantes para seu aprendizado e crescimento profissional, como aulas de natação para crianças e adultos em academias. “Graças à competência dos professores da Unisanta, pude logo trabalhar e aplicar os ensinamentos. O aluno sai formado e preparado para atuar em qualquer área da Educação Física.”