A natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) encara a partir desta quinta-feira (08/06), mais um desafio neste primeiro semestre. Trata-se do Campeonato Paulista Junior e Sênior de Inverno. A competição será realizada na piscina do Conjunto Desportivo Vaz Guimarães, localizado no Ibirapuera em São Paulo. Promovida pela Federação Aquática Paulista (FAP), a disputa é praticamente uma segunda edição do Troféu José Finkel, realizado há duas semanas também na capital paulista.

Cerca de 60% dos atletas que irão cair na água nesse fim de semana estiveram na última edição do Finkel. Esse ano novos atletas desembarcaram em São Paulo para poder disputar o campeonato estadual mais forte do Brasil. A UNISANTA, ao lado do EC Pinheiros, figura na relação de favoritos.

A UNISANTA busca o seu segundo título paulista Junior e sênior de inverno. A equipe santista tem a maior delegação do torneio, com 67 atletas e aposta suas fichas na mescla de nadadores experientes, com jovens talentos.

A competição reúne atletas a partir dos 17 anos (júnior I), entre 18 e 19 anos (júnior II) e a partir de 20 anos (sênior). Serão disputadas 126 provas, divididas em quatro etapas, sendo no período da manhã, a partir das 8h30, com final por tempo.

O técnico Márcio Latuf relacionou 67 atletas, entre os quais Bárbara Jatobá, Conrado Chede, Diego Uchoa dos Santos, que acabou de participar da I Clínica dos Novos Talentos, no Rio de Janeiro; Felipe May Araújo, um dos destaques masculinos do 35º. Troféu José Finkel, no qual a UNISANTA conquistou o vice-campeonato brasileiro absoluto de inverno.

Joel Moraes Santos Júnior, Israel Peressin Murat, Jorge Augusto Azevedo, Juan Pereyra, Larissa Cieslak, Lílian de Paula Cerroni, Luiz Lima, Maressa Nogueira, Monick Avelino Perez, Monique Ferreira, Natalia Grava, Nathalia Sá dos Santos, Ricardo Kojima, Thiago Tognozzi, Rogério Karfunkelstein, Fabiana Cieslak, Isabela Amblard, Christiano Chagas e Amanda Armelau, entre outros.

Outras equipes competitivas, como SERC/São Caetano, que conta com o reforço da velocista e recordista sul-americana Rebeca Gusmão, pela primeira vez em um estadual paulista, Unaerp, Corinthians, Paulistano e MESC, buscam bons resultados neste que deve ser um campeonato muito equilibrado.