Campeã do circuito mundial de águas abertas em 2010 – os 10 Km Marathon Swimming World Cup Fina – e a primeira brasileira a obter medalha de ouro nos 25 KM, na China, em 2011, a atleta da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Ana Marcela Cunha, vai em busca da terceira vitória na Maratona Aquática Internacional de Santos – Unisanta/Troféu Renata Agondi. A competição tem largada às 10 horas, do próximo domingo, dia 29, na praia da Aparecida, em Santos, e abre o circuito mundial de 2012.

O forte nível da competição, devido à presença de atletas estrangeiros já confirmados nas Olimpíadas de Londres deste ano, não tira a confiança da baiana, de coração santista, que está no sétimo ano de seleção brasileira, com apenas 19 anos. “Já conheço o mar de Santos e esta será minha sexta participação nessa prova, o que me dá maior segurança”.

Em relação às principais rivais, Ana revela sua estratégia, com um sorriso de quem está tranquila e tem experiência internacional. “Por ser uma das favoritas, elas poderão querer me seguir e acho que isso não é um bom negócio, pois posso enganar as adversárias”.

Para subir ao pódio mais uma vez, Ana comenta que num primeiro momento da prova quer sentir o grupo e, “do meio do trajeto em diante, disparar na frente do pelotão feminino e ouvir o grito da torcida na chegada”.

Olimpíadas – No domingo, a atleta da Unisanta irá enfrentar nadadoras já confirmadas para as Olimpíadas de Londres 2012. São elas a argentina Cecília Biagioli, campeã do Pan-Americano de Guadalajara e campeã da prova em 2011; a alemã Angela Maurer; a espanhola Erica Villaecija; a italiana Martina Grimaldi e a tcheca Jana Pechanova.

Ana não perdeu a esperança de ir a Londres, pois é a primeira reserva da seleção brasileira. “Meu foco agora é a prova desse domingo, mas a gente fica rezando para surgir uma vaga. De repente alguém desiste”.

Para o técnico Márcio Latuf, Ana Marcela está mais madura e pronta para a competição. “Depois do Pan de Guadalajara, ela teve duas semanas de férias, voltou e já competiu nos Jogos Abertos, além de fazer um treinamento diferenciado na Bahia. Ela vai estar no pódio de Santos mais uma vez”. Latuf aposta em outro nome da Unisanta, Victor Hugo Colonese, que pode garantir na prova de Santos uma vaga para a Travessia de Setúbal, em Portugal, no mês de junho, última chance para os homens carimbarem o passaporte olímpico.

O brasileiro mais bem colocado em Santos, independente da colocação, disputará a prova portuguesa. Se a Federação Internacional de Natação permitir a inscrição de dois nadadores por nação, o Brasil também enviará o segundo brasileiro melhor colocado na etapa santista. Allan do Carmo, Victor Colonese e Samuel de Bona são fortes candidatos à vaga brasileira.

No feminino, Poliana Okimoto já possui vaga garantida por ter chegado entre as 10 colocadas na maratona de 10Km do Mundial de Xangai. Ela não participará da maratona de Santos.

Congresso Técnico – Neste sábado, dia 28, às 10 horas, todos os 90 competidores e técnicos dos 21 países inscritos – recorde de estrangeiros da competição – participam do congresso técnico, no auditório do Bloco E da Unisanta (Rua Cesário Mota, 8 – 4º andar), organizadora da Maratona Aquática Internacional.

Durante o encontro, serão apresentados o trajeto, sistema de segurança, alimentação e outros detalhes da prova, além do pronunciamento de representantes da Federação Internacional de Natação (Fina), Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e da Unisanta.