Já classificado para a prova dos 10 KM, o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Luiz Lima assegurou na manhã deste domingo (2/04), vaga para o Campeonato Pan-Americano de Maratonas Aquáticas na prova dos 5 KM, ao vencer a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, disputada no Lago Paranoá, em Brasília, com o tempo de 59m33.

Essa foi a quarta vitória consecutiva de Luis Lima no Nacional de Águas Abertas, o que lhe confere a liderança invicta, agora, com 36 pontos. O Pan-Americano será disputado em maio, em Quayaquil, no Equador.

Já para o 4º Mundial de Maratonas Aquáticas, a ser realizado de 29 de agosto a 3 de setembro, em Nápoles, na Itália, as seletivas serão as sexta e sétima etapas do Campeonato Brasileiro deste ano. As travessias são os cinco quilômetros da Cidade de Palmas, no Tocantins, e os 10 quilômetros de Inema, em Salvador, na Bahia.

A modalidade foi recentemente aprovada como esporte olímpico e será atração nos próximos Jogos de Pequim, 2008. Além disso, a maratona aquática será o esporte de abertura do Pan-Americano de 2007, no Rio de Janeiro.

O Campeonato Brasileiro, que inclui a segunda etapa da Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Câmara Agondi, na distância de 10 KM, também serve de seletiva para definição da equipe brasileira que disputará os Jogos Pan-Americanos de 2007.

“Hoje (ontem), fiz uma estratégia diferente. Decidi forçar mais no inicio para depois só manter o ritmo até o final. Nunca nadei em Brasília, gostei bastante do local do evento. Ventou um pouco, mas não me atrapalhou muito. Consegui a vaga para os 5km, mas como minha prioridade é os 10km, ainda não sei se nadarei as duas”, disse Luiz Lima.

O Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas é disputado em 14 etapas durante o ano. A próxima etapa será no próximo domingo, em Fortaleza.

Nesta temporada, além de ter vencido as três primeiras provas do Campeonato Brasileiro, Luiz Lima venceu a Travessia do Rio das Ostras, segunda etapa do IX Circuito Carioca de Águas Abertas, realizada no último domingo (26/3), um dia depois de ter vencido a Travessia Paru, na Praia do Jurerê, em Florianópolis/SC, e ainda a Maratona Aquática Pré-Pan 2007, disputada na distância de 10 K, em Copacabana, no Rio de Janeiro, mesmo palco da Maratona Aquática do Pan Rio 2007.