Atleta será homenageada na próxima terça-feira (16), às 9h, na Unisanta. Na oportunidade, Ana concederá entrevista coletiva à imprensa

Mesmo com o título de bicampeã garantido por antecipação, Ana Marcela Cunha, nadadora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), participa da última etapa da Copa do Mundo da Federação Internacional de Natação – FINA, neste sábado (13), em Shantou, China. Na madrugada do último dia 6, Ana Marcela venceu a penúltima etapa do Circuito, realizada em Hong Kong, após 2h11m48s30 de prova e garantiu o título.

“Viemos para Shantou para tentar mais uma vitória e terminar o circuito com a maior vantagem possível sobre a segunda colocada”, afirmou Márcio Latuf, técnico de Ana Marcela.

Em Shantou, o Brasil contará com o mesmo grupo de atletas que competiu em Hong Kong. A equipe brasileira será composta pelos nadadores Betina Lorscheister, Allan do Carmo, Diogo Vallarinho e Samuel de Bona. Os atletas terão a orientação dos técnicos Márcio Latuf, Carlos Rogério Arapiraca e Marcelo Diniz.

Retrospecto – Em Hong Kong, após uma disputa acirrada, o pódio teve a histórica adversária de Marcela, a alemã Angela Maurer, em segundo, empatada com a neozelandesa Cara Baker. Após a penúltima etapa, Ana soma 120 pontos, seguida das alemãs Nadine Reichert (74) e Ângela Maurer (67).

“Desde o começo da prova eu sabia que tinha que ganhar da Ângela e da Nadine. Nadei junto delas o tempo todo. No final me senti super bem e consegui vencer. Como perdi a vaga para a Olimpíada, a Copa do Mundo era o principal objetivo e graças a Deus deu tudo certo”, disse a atleta.

Histórico de ouro – O desempenho de Ana Marcela nessa temporada da Copa do Mundo 2012 FINA demonstra o potencial da nadadora que a tornou mais uma vez campeã mundial. A primeira vez que venceu o circuito mundial da FINA foi em 2010, quanto tinha apenas 18 anos.

No ano passado, Ana foi a primeira brasileira a obter a medalha de ouro nos 25 KM, no mundial da China. E agora, em 2012, ela segue firme na busca do bicampeonato mundial inédito para o País, nos 10 KM.

Em 2009, mesmo não competindo nas duas últimas etapas, ela obteve pontuação suficiente para outra vez ser a terceira geral, mas o regulamento da competição obriga o atleta a participar da última etapa para ser classificado no ranking final.

Em 2008, Ana foi a terceira colocada geral na Copa do Mundo FINA (sendo a melhor do País), ano em que ficou em quinto lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim (melhor colocação das Américas nos 10 Km da Maratona Aquática). Tal feito rendeu à atleta o Prêmio Brasil Olímpico, concedido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Integrante da equipe da Unisanta desde os 14 anos, quando se tornou a mais jovem ganhadora do Circuito Brasileiro de Águas Abertas, Ana é também pentacampeã brasileira de maratona aquática.

Resultados da Copa do Mundo Fina 2012 – Os resultados das etapas anteriores (provas de 10 KM), por ordem cronológica, foram os seguintes: Santos (Brasil) 3º lugar; Viedma (Argentina) 6º lugar; Eilat (Israel) 1º lugar; Cancun (México) 1º lugar; St Jean (Canadá) 3º lugar; Megantic (Canadá) 2º lugar; e Honk Kong (China) 6º lugar.