Ana Marcela Cunha, nadadora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), brilhou no Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai, China. A atleta venceu a maratona aquática de 25Km e garantiu ao Brasil a primeira medalha na competição. A prova foi realizada na manhã de 23/7, na praia de Jinshang.

Com o tempo de 5h29m22s, a atleta brasileira superou a vencedora da última edição (Roma-2009), a alemã Angela Maurer, que completou o percurso em 5h29m25. A italiana Alice Franco (5h29m30s) chegou em terceiro e ficou com a medalha de bronze.

O excelente resultado foi uma autêntica volta por cima da atleta. Na terça-feira, Ana Marcela chegou em 11º lugar nos 10km e, por uma posição, ficou fora da classificação para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Na prova de 5Km, Ana Marcela obteve a 7ª colocação.

Assim como em outras disputas de maratonas aquáticas, as condições do clima foram os maiores desafios a serem superados pelos atletas. A temperatura da água chegou aos 31ºC, estipulados como limite pela Federação Internacional de Natação (FINA). Alguns atletas passaram mal e tiveram dificuldades para terminar a prova.

No masculino os brasileiros mostraram um bom desempenho. Allan do Carmo (5h11m32s) ficou com a sexta colocação e Samuel de Bona (5h27min38s1) terminou a prova em 16º. O vencedor foi o búlgaro Petar Stoychev, com o tempo de 5h10m39, seguido pelo russo Vladimir Dyatchin (5h11min15s6), prata, e Csaba Gercsak, da Hungria, com o tempo de 5h11min18s1, medalha de bronze.

Desde 2005, no Mundial de Montreal, o Brasil não participava da maratona de 25 quilômetros. Antes da prova, Ana Marcela mostrou o desejo de encarar este desafio pela primeira vez.

“Nunca nadei e treinei tanto na minha vida de atleta, mas tudo tem a primeira vez e a gente escolha a hora. Depois do Mundial de Roma eu disse que queria nadar os 25 no próximo (mundial) e vamos ver qual a sensação, se é de dor, desespero…. Acho que vai precisar de muita calma, paciência. Isso é o que vai contar”, explicou.

A seleção brasileira de desportos aquáticos compete no Mundial de Xangai com recursos dos Correios, patrocinador oficial da CBDA, Bradesco/Lei de Incentivos Fiscais, Lei Agnelo/Piva e Speedo.

Crédito da Foto: EFE